A TAM colocou à venda passagens aéreas para cidadãos estrangeiros por até 80% mais em conta do que para brasileiros. Segundo a empresa, foi um erro do site, já corrigido. Uma das rotas mais caras do Brasil, levando-se em conta a distância, a ponte aérea entre Congonhas e Santos Dumont saía a R$ 232 para quem comprasse o bilhete no site da empresa dedicado aos Estados Unidos, para embarcar no mesmo dia - o que em geral tornaria a passagem mais cara.
Para brasileiros, no entanto, o mesmo voo custa 400% a mais: R$ 1.263, com taxas. Entre o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e Porto Alegre (RS) o preço para brasileiros era de R$ 864,14, enquanto para estrangeiros era R$ 316, ou 63% menos. O mesmo ocorre em voos para Brasília. Quem tentava comprar não conseguia; só cartões com endereço nos EUA são aceitos.
Preços cobrados aos brasileiros pelo site da TAM
A história veio à tona hoje à tarde, quando uma campanha no Facebook acusou a TAM de praticar preços distintos para o mesmo produto. Pagou a mais Para Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, os consumidores que tiverem pago mais caro pelo bilhete podem reivindicar o preço mais barato adotado para os estrangeiros. O artigo 31 do código diz que, se houver divergência de preços, o consumidor arcará sempre com o mais baixo. Questionada, a TAM reafirma que houve um erro no sistema.
A reportagem procurou a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, que disse que cobrará explicações da TAM. Se constatada infração ao código de defesa do consumidor, a companhia poderá ser multada em até 6,2 milhões.
Preços diferentes quando compra é feita por site estrangeiro
Outro lado
Em nota, a TAM afirmou que o erro foi temporário e já foi corrigido. A empresa destaca ainda que “trabalha com o conceito de composição dinâmica de preços, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. Sendo assim, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais. Cada uma das versões só permite compras com cartões de crédito emitidos no país selecionado pelo cliente”.
Em nota, a TAM afirmou que o erro foi temporário e já foi corrigido. A empresa destaca ainda que “trabalha com o conceito de composição dinâmica de preços, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. Sendo assim, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais. Cada uma das versões só permite compras com cartões de crédito emitidos no país selecionado pelo cliente”.
CORREIO DA BAHIA
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