quarta-feira, 11 de junho de 2014

Galvão impede renovação de locutores, diz novo narrador da Fox

Por PAULO PACHECO, em 10/06/2014 · Atualizado às 18h12
Narrador titular do canal pago Fox Sports 2 para a Copa do Mundo, Paulo Bonfá, 42 anos, lamenta a falta de renovação de locutores esportivos. Para ele, a principal causa é o estilo tradicional de Galvão Bueno, que irá para sua décima Copa do Mundo e impediu que outras formas de narrar futebol fossem testadas.

"O Galvão tem um lugar quase insubstituível, porque ele está há tanto tempo dominando esse espaço que ficou difícil para outras pessoas fazerem coisas diferentes no mesmo ambiente. Ele acabou virando uma referência, quase coibindo o novo. Está funcionando, então vá em frente. Diminuiu-se o espaço para a experimentação", analisa Paulo Bonfá.

Embora o narrador da Globo seja visto com um entrave para a renovação dos locutores esportivos, Paulo Bonfá não vê defeitos no estilo de Galvão Bueno, constantemente cornetado pelos torcedores e telespectadores.
"Galvão tem uma marca, é excelente no que faz, não é à toa que está há tanto tempo fazendo isso na principal emissora do país. Ele é uma super referência, inclusive para quem quer tirar sarro. Existem quantos imitadores do Galvão? Você só faz paródia de algo que é sucesso",elogia Bonfá.
Por sua locução tradicional, Galvão Bueno não conseguiria fazer uma transmissão mais descontraída do que a habitual, na visão de Bonfá, que irá para sua quinta Copa do Mundo, a primeira como narrador.

"Você não ensina uma pessoa a ser descontraída. Você não consegue ensinar um cara a ser irreverente. É muito difícil treinar alguém a agir assim. Não tem técnica, ou tem isso dentro de si ou não tem. A dificuldade maior nessa adequação de linguagem é identificar quem são os profissionais que cabem nela, os possíveis novos condutores de uma forma diferente de fazer e falar futebol", diz o narrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário