quarta-feira, 30 de junho de 2021

ILHÉUS - Intervenção policial com resultado morte

 


POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

CPRS.             69 CIPM/PETO

 Data: 30/06/2021

 Hora: 16:40

Local: Paraguai- Nelson costa

Ocorrência: 

Intervenção policial com resultado morte 

Resistente

2 indivíduos identidade ignorada, sendo um pardo e outro negro, estatura mediana

Material apreendido

01 revólver cal.38 n⁰ EK96005

03 munições deflagradas

02 munições intactas

01 revólver cal.38 n⁰

782234

02 munições deflagradas

01 munição intacta

01 munição picotada

171 pedrinhas de crack

32 buchas de maconha

13 pinos de cocaína

  69 CIPM GUARDIÕES DA ZONA SUL- ILHÉUS

 PM-Ba uma força a serviço do cidadão

MARAÚ: TRAFICANTE MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA CIVIL E RONDESP SUL NO CAMPINHO


A delegada Andréa Oliveira, titular da delegacia de Maraú, juntamente com policiais da RONDESP-SUL, deslocaram para o povoado de Campinho, para apurar denúncias sobre um indivíduo que estava ameaçando os sogros e moradores da localidade. De acordo com investigações da polícia civil, o suspeito era comparsa do traficante preso com armas e drogas em 19/05, acusado de chefiar o tráfico de drogas na comunidade.

Na manhã desta quarta-feira, 30/05, a polícia avistou o suspeito saindo da casa dos sogros dando voz de prisão ao mesmo que resistiu e entrou na residência. Policiais entraram na casa e foram recebidos a tiros pelo suspeito que tentava fugir pelos fundos da casa. A polícia revidou a injusta agressão e atingiu TALES, vulgo “Nilo” como era conhecido que acabou não resistindo.

TALES

Com ele, foram encontrados um revólver calibre 38, com numeração suprimida, contendo uma munição intacta e 4 deflagradas. Numa construção foi encontrado ainda uma sacola plástica com 14 papelotes de substâncias parecendo cocaína e 15 buchas de maconha.


Novo marco da Zona de Processamento e Exportação favorece a implantação da zona franca de Ilhéus

Aprovada no início de junho na Câmara dos Deputados, por 52 a 23 votos, a Medida Provisória 1.033 tirada da gaveta para facilitar a produção de oxigênio medicinal em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), diante da pandemia de Covid-19, se configurou em um novo marco legal que promete desburocratizar e se tornar um incentivo para o beneficiamento de produtos e o desenvolvimento tecnológico, com foco na exportação.

 
 Somados ao avanço das obras do Porto Sul, retomada pela Bamin em parceria com o governo, que será integrado à Ferrovia Oeste Leste (Fiol), conectando a região ao norte de Minas Gerais e, no futuro, a outros estados, a de cidade Ilhéus tem tudo para voltar a figurar com um dos mais importantes celeiros econômicos da Bahia. 
 
O programa criado há mais de 20 anos, mas travado por razões burocráticas e da própria legislação, agora terá toda a condição de atrair novas empresas e indústrias e gerar empregos na cidade historicamente conhecida pela economia cacaueira. Entre os pontos importantes do marco está a permissão para exportação de serviços, o que deve incentivar startups brasileiras a se internacionalizarem e também a possibilidade de balizarem a produção ao regramento da Organização Mundial do Comércio, se equiparando aos outros países e escapando da competição desigual com o mercado interno. O texto aprovado pela Câmara prevê que as ZPE's sejam descontínuas, o que facilita que seja conectada a outros pontos e a aeroportos.
 
Países como China, que multiplicou a sua indústria nos últimos anos, e o próprio Estados Unidos, Índia, Canadá, Argentina, Colômbia e muitos outros, abrigam centenas de ZPE's em seu território.  A expectativa do Governo Federal é que no Brasil a proposta tenha o mesmo efeito, com a geração de postos de trabalho e que passe a sediar empresas de tecnologia, para tentar se desgarrar da tradição de exportação de comoddities, que tem baixo valor agregado.
 
Ex-prefeito de Lauro de Freitas e diretor da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação, Otávio Pimentel, está confiante com a aprovação do marco e vê a Bahia daqui a dez anos como o maior polo de produção e exportação do país. Ele destaca as reuniões com o ministro Paulo Guedes, que segundo ele teve participação importante para que o projeto fosse adequado e aprovado, e que agora depende somente da sanção do presidente Jair Bolsonaro. 
 
Pimentel explica que a isenção de imposto nas ZPE's para importação de maquinários, por exemplo, vai ser determinante para atrair investimentos, assim como a permissão para exportar serviços. 
 
"É uma vantagem muito grande. Agora vai ter projeto para software, as agências de viagem vão poder trabalhar com o mundo inteiro e não vão pagar imposto nenhum", ressaltou em entrevista ao grupo A TARDE. "Essa é uma vitória do Dr. Helson Braga, mais de 20 anos de luta", complementa, em homenagem ao presidente da ABRAZPE.
 
O beneficiamento dos manufaturados, segundo o diretor da ABRAZPE, vai promover uma mudança significativa na produção do estado, que hoje em dia é um dos maiores exportadores de grãos, por exemplo, sem que prejudique o mercado interno e estabeleça uma competição desleal. Caso parte do que for produzido se destine à venda interna, será submetido aos mesmos impostos das indústrias nacionais.
 
"Não vamos só exportar a soja, mas vamos vender o óleo processado. O algodão, que hoje em dia vendemos 'in natura', sem tirar o caroço, o único lugar do mundo que faz isso. O Brasil está há 500 anos exportando comoddities e o único projeto inteligente capaz de transformar em produto industrializado é a zona franca [...] engana-se quem acha que as indústrias em ZPE vão concorrer injustamente com as brasileiras, não pode. Os custos são os mesmos para todo mundo, pagam-se todos os impostos como todo produtor nacional. Se hoje o mercado internacional entra em crise econômica, política, ou uma guerra, você perde a indústria por isso? Não, você coloca no mercado interno.", justifica.
 
De acordo com o ex-prefeito, a localização de Ilhéus, aliada a todo o investimento na malha ferroviária que ficará pronta nos próximos anos e ao Porto Sul, vai colocar a Bahia e o Brasil como o "celeiro do mundo". No país, além da ZPE de Ilhéus já existem implantadas a ZPE do Acre (AC); ZPE do Açú (RJ); ZPE de Araguaína (TO); ZPE de Bataguassú (MS); ZPE de Boa Vista (RR); ZPE de Cáceres (MT); ZPE de Imbituba (SC); ZPE de Macaíba (RN); ZPE de Parnaíba (PI); ZPE de Suape (PE); ZPE de Teófilo Otoni (MG); e ZPE de Uberaba (MG). Otávio Pimentel, acredita, contudo, que este número possa multiplicar nos próximos e anos e o Nordeste deverá abrigar a maior parte das ZPE's.
 
"A Fiol vai ser a 'mola-mestra'. Quem produz hoje é o Nordeste, e onde andar a Fiol, vai andar a produção agrícola", diz Pimental, que lembra que as empresas instaladas nas ZPE's não pagam ICMS ou qualquer outro imposto adicional, como à Marinha Mercante, que equivale a 25% do frete internacional e encarece a operação. Condição para muitas indústrias no mundo, a garantia de sustentabilidade e proteção ambiental é outro atrativo das ZPE's de Ilhéus, destaca Pimentel. Segundo o diretor, no local para cada árvore nativa  da Mata Atlântica removida, outras três são plantadas.
 
Indiretamente, a ampliação da ZPE de Ilhéus e abertura de novas empresas também colabora para fomentar serviços como hotelaria, setor de alimentação e o comércio em geral.
 
ATARDE

Jovem baleado morre em policlínica

 Jovem baleado no bairro Asa Branca morre em policlínica

Foto: Arquivo pessoal | Adriano Damasceno foi morto a tiros

Acorda Cidade


Após dias sem registro de homicídios em Feira de Santana, um jovem de 21 anos foi morto a tiros, na noite de terça-feira (29).

Segundo a polícia, Adriano Damasceno Silva estava no Residencial Vida Nova I, no bairro Asa Branca, quando foi baleado na perna direita, braços e barriga.

Ele ainda foi socorrido para a policlínica do conjunto George Américo, mas não resistiu. Adriano Damasceno morreu por volta das 21h50.

A autoria e o motivo do crime ainda são desconhecidos. O delegado Fabrício Linard efetuou o levantamento cadavérico com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Intervenção realizada pela Polícia Militar no Conjunto Penal de Jequié, termina com apreensões

 











Iniciou-se a III Fase da Operação JANO. Foto: Divulgação/19º BPM

O Conjunto Penal de Jequié passou por intervenção policial nesta terça-feira (29), com a III Fase da Operação JANO realizada pela Polícia Militar, com determinação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). Segundo o 19º BPM, a ação tem como objetivo fazer buscas pessoais, em celas, além de revistas estruturais nos módulos de vivência da unidade prisional.

Leia abaixo a informação divulgada pelo 19º BPM

As 13h:40min equipes do GEOP de Jequie, com 13 Policiais Penais, 20 Policiais Militares do 19 BPM/CETO, 12 Policiais Penais plantonistas, 02 Policiais Penais do Nucleo de Inteligência do CPJ, 04 Coordenadores de Vigilância, Coordenador de Seguranca e Direção, adentraram ao módulo de vivência PRESIDIO II.

As 15h:20min, foi concluído o procedimento de revista geral, sendo encontrado os seguintes materiais:

20 – Aparelhos de telefonia móvel;
✅ 03 – Baterias de Celular;
✅ 14 – Carregadores de Celular;
✅ 35 – Chips de Celular;
✅ 13 – Facas;
✅ 06 – Correntes;
✅ 05 – Fones de ouvido;
✅ 01- Tesoura;
✅ 02 – Balanças;
✅ 05 – Fones de ouvido;
✅ 01 – Ferro de solda;
✅ 01 – Cartão de Memória;
✅ 120g de substância análoga à maconha;
✅ 30g de substância análoga a cocaína;
✅ 08 – Cadernos contendo anotações com movimentações criminosas.

Ao final da Operação foi identificado o interno que assumiu a propriedade da droga encontrada, e juntamente com todo material apreendido ele foi apresentado a autoridade policial da 9 COORPIN/PCBA que acompanhou a operação e flagranteou o suspeito pelo crime de tráfico de drogas”.

Operação Retomada: Polícia cumpre mandados contra grupo acusado de executar tio e sobrinho em Salvador


 O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a segunda fase da Operação Retomada, que busca elucidar as mortes de Bruno Barros e Yan Barros, após furto de carnes, no supermercado Atakarejo, em Salvador. 

Mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos por equipes das polícias Civil (DHPP, Depom, Draco, DCCP e AEXPJ) e Militar (COPPM, Rondesp Atlântico, Batalhão de Choque, 40a CIPM e 35a CIPM), em Salvador.

"A investigação continua e buscamos hoje outras pessoas que participaram de formas direta e indireta das mortes de tio e sobrinho. Nosso objetivo é prender e apresentar à Justiça todos os envolvidos", declarou a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro.


Oito prisões


Na 1a fase da Operação Retomada, promovida pelo DHPP, no dia 10 de maio, oito pessoas, entre seguranças e suspeitos de tráficos, acabaram presas.

BNEWS

Luto: Morre o jovem Pedro Rocha, vítima de um trágico acidente

 

Pedro Santos Rocha, aos 33 anos.foi a vítima fatal da colisão entre um ônibus e uma moto ocorrida na tarde desta terça-feira (29), na Praça Gerson Sales, no bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista.

Ele chegou a ser socorrido, mas morreu antes de ser levado ao hospital. Pedro trabalhava em uma loja de motos e era uma figura muito querida e conhecida.

O corpo foi encaminhado para o IML, mas ainda não há previsão para ser liberado para velório e sepultamento.

Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos.

Blog do Sena.

terça-feira, 29 de junho de 2021

Polícia Civil prende traficante em apartamento que comercializava cocaína pura em bairros nobres da cidade

 

A Polícia Civil de Votória da Conquista, no sudoeste Baiano , através das equipes da DTE e 10a COORPIN, efetuou na presente data a prisão em flagrante de um homem de 33 anos , acusado do crime de tráfico de drogas.

Os investigadores efetuaram uma busca no apartamento do acusado, localizado no bairro Candeias, onde apreenderam uma grande quantidade de cocaína pura, que estava sendo embalada pelo autor no local, além de balanças de precisão usadas para pesar a droga, embalagens, celulares, dinheiro da atividade ilícita e um veículo HB 20 usado no tráfico.

Na operação policial também foi cumprido um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Ponta Porã , Mato Grosso do Sul, contra o referido traficante, pois em 2013 ele foi preso transportando drogas naquele Estado, sendo condenado à prisão em regime fechado pelo crime praticado na época .

O traficante preso foi apresentado na Delegacia especializada de combate ao narcotráfico , onde foi interrogado e confessou o crime, afirmando que vendia a cocaína para usuários da droga nos bairros nobres de Conquista, principalmente nos bairros Candeias e Recreio.

BLOG DO SENA

Polícia Militar lança operação Blitz Protege Salvador

 Com foco em estratégias e resultados mais céleres, a Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), lançou a operação Blitz Protege Salvador, que realiza abordagens preventivas nas principais vias de trânsito da capital baiana.


Os policiais empregados terão acompanhamento em tempo real de uma relação dos veículos furtados e roubados nas últimas 48 horas, para dessa forma atuar com mais agilidade. A operação Blitz Protege Salvador compreende a atuação conjunta das unidades operacionais que atendem a todos os bairros da cidade.



Imagem: Alberto Maraux

A ação compreende a atuação estratégica de policiais empregados em regime extraordinário com o foco na redução dos índices de roubos a pessoas, veículos e ônibus, além da redução do número de homicídios.

Fonte: DCS PM

Homem morto em Ponta Grande era um ex candidato a vereador em Salvador

 O homem assassinado nas imediações de Ponta Grande foi identificado como sendo BRUNO ALESSANDRO SOLLA CERQUEIRA, 42 anos.




As informações dão conta que Bruno Solla, como era conhecido , foi candidato a vereador em Salvador no ano de 2008, Bruno morava em salvador mais cosutumava vir a Porto Seguro, atender alguns clientes.

Populares enviaram imagens e informaram de um homem morto na BR 367 imediações de Ponta Grande na noite desta terça-feira 29/06/2021.

Nossa equipe de reportagem obteve informações que a vítima, estava acompanhada de uma mulher.

As informações ainda dão conta que a vítima foi interceptada por bandidos que levaram sua caminhonete, uma Amarok cor cinza.

O homem estava com um ferimento na perna provocado por uma arma branca e morreu no local.

A polícia fez rondas, mais até o momento não foi divulgado se já tem suspeito.

Informações dão conta que Bruno havia parado na ponta grande com a mulher para ver o mar quando foi abordado e golpeado em seguida.

Diretor da Câmara Municipal de Caravelas é preso acusado de tentativa de estupro

 

Caravelas: O fato aconteceu na tarde desta terça-feira, 29 de junho, quando o diretor da Câmara Municipal de Caravelas, Jorge Murilo Barata Caetano, de 58 anos, foi o acusado de estupro de vulnerável, por um adolescente, de 13 anos. De acordo com as informações, um adolescente, acompanhado de seus pais, procurou a Delegacia Territorial da Polícia Civil de Caravelas para prestar depoimento ao delegado titular, Marco Antônio Neves.

O adolescente relatou que estava no estabelecimento comercial do seu pai, quando o Murilo chegou, e começou fazer algumas perguntas a ele. Segundo a vítima, Murilo queria saber que horas se encerrava o expediente do seu trabalho, e qual horário o adolescente, estaria voltando para trabalhar. Ele disse que ia sair por volta das 12h para o almoço, e retornaria ás 14h, momento em que o Murilo se aproximou do adolescente, abriu o zíper da calça e colocou o órgão genital para fora.

Em seguida, o Murilo pediu para que o menor pegasse o seu órgão com a mão. Constrangido, o menor negou o pedido. O Murilo, então, percebeu que o vizinho estava olhando, fechou o zíper da calça e deixou o local. Já no período da tarde, após o almoço, o diretor da casa legislativa entrou em contato com o adolescente e pediu a ele que fosse até sua residência e levasse um galão de água, e assim que ele chegasse, ele podia entrar na casa, que a porta estaria aberta.

O adolescente foi levar o galão de água e avisou para uma prima sobre o que estava acontecendo. O adolescente pediu para a prima que observasse a entrega. Chegando na residência, a casa estava fechada. Em seguida, o Murilo chegou, abriu a porta e perguntou se o garoto havia contado para alguém, e ele disse que não. Murilo, então, pediu para o garoto entrar com a bicicleta, enquanto ele ia verificar se tinha alguém se aproximando.

Já sabendo da situação, a mãe do adolescente chegou no local e chamou a polícia. A vítima disse ao delegado que esta não foi a primeira vez que o Murilo o assediava. Em 2019, o jovem contou que estava no Assentamento Rosinha do Prado, onde também estava Murilo com a família, e já naquela ocasião, o acusado sempre que se aproximava dele, abria o zíper, colocava o órgão sexual para fora, e o mandava pegar. Ele se negava. Mas, o Murilo pegava sempre uma das mãos dele e colocava no órgão.

Murilo está detido na carceragem da Delegacia da Territorial de Caravelas. O delegado titular, Marco Antonio, autuou o Murilo no Artigo 217-A c/c Art. 14, II do CPB (Tentativa de Estupro). Murilo segue custodiado, à disposição da Justiça.

Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews

Nota de Pesar pelo falecimento de COVID-19 do Ex-Comandante da Guarda Municipal de Ilhéus, Leonardo Bandeira

 Nota de Pesar pelo falecimento do Ex-Comandante da Guarda Municipal de Ilhéus, Leonardo Bandeira


É com tristeza e pesar que informamos o falecimento do Ex-Comandante da Guarda Civil Municipal, Leonardo Gomes Bandeira, ocorrido nesta noite (29) no Hospital Costa do Cacau, vítima da COVID-19.

Bandeira atuou na GCM de Ilhéus por 11 anos, tendo a frente da GCM de Ilhéus por quatro anos, contribuindo na segurança publica do município e deixa o exemplo de sua dedicação e zelo como servidor. Deixa também saudades eternas na esposa Joilma Bandeira e dos seus filhos.

Neste momento de dor e consternação, nos unimos a todos os Guardas Municipais, para transmitir aos familiares e amigos de Bandeira, os nossos mais profundos sentimentos, pedindo a Deus que conforte seus corações.

https://www.gcmilheus.com.br/2021/06/nota-de-pesar-pelo-falecimento-do-ex.html?m=1

Com aumento na bandeira tarifária, veja como economizar na conta de luz




 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a tarifa da bandeira vermelha 2 será reajustada em 52%. Com isso, o valor desta faixa, que até então era de R$ 6,243, passa para R$ 9,49 pelo consumo de 100 kw/hora.

A tarifa da bandeira vermelha 2, que está em vigor no país, é a mais cara. 

CNN Brasil Business reuniu dicas da Aneel e do Procon-SP para ajudar a economizar na conta de luz no final do mês: Confira:

Chuveiro

  • Tente tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos
  • Quando possível, coloque o chuveiro na temperatura morna
  • Só ligue o chuveiro quando estiver pronto para o banho

Geladeira

  • Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo
  • Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções
  • Não coloque alimentos quentes dentro da geladeira
  • Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos ou roupas
  • Não forre as prateleiras
  • Verifique as borrachas de vedação regularmente

Ferro de passar

  • Junte roupas para passar de uma só vez
  • Separe as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura
  • Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa

Máquina de lavar roupas

  • Junte uma quantidade adequada de roupas para usar a máquina de lavar de uma vez só

Ar condicionado

  • Não deixe as portas e as janelas abertas em ambientes com ar condicionado
  • Mantenha os filtros limpos
  • Diminua o tempo de utilização do aparelho, se possível

Iluminação

  • Utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas
  • Apague a luz ao sair de um cômodo
  • Procure pintar os cômodos com cores claras, o que traz mais luminosidade ao ambiente
  • Mantenha a limpeza dos lustres para aproveitar a potência das lâmpadas

Aparelhos em stand-by

  • Retire os aparelhos da tomada quando possível ou quando for se ausentar

Tarifa da bandeira vermelha 2 terá reajuste de 52%, para R$ 9,49 por 100 kw/hora

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (29) que o valor da tarifa da bandeira vermelha 2 será reajustado em 52%, para R$ 9,49 pelo consumo de 100 kw/hora. O preço até então era de R$ 6,243.

A tarifa da bandeira vermelha 2, que está em vigor no país, é a mais cara. A explicação para a alta é o aumento do custo de geração de energia no país, por causa da crise hídrica. De acordo com o governo, o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, o que levou ao maior acionamento de termelétricas (que geram mais custos do que as hidrelétricas).

O novo valor da bandeira vermelha 2 entra em vigor em julho e permanecerá ao menos até novembro. "Isso dá sinal de preço condizente com a escassez [hídrica] em que se vive", disse André Pepitone, presidente da Aneel, durante a reunião do colegiado. "Podemos usar analogia com o que pode acontecer com qualquer produto que depende do clima. Quando acontece um problema no clima, o valor de um alimento aumenta no Ceasa [o mesmo acontece com energia]."Os diretores da Aneel também aprovaram uma nova consulta pública para definir se haverá um reajuste adicional, dado o cenário excepcional da crise hídrica. Isso porque poderá haver um déficit ainda maior na conta bandeira nesse momento mais seco. 

Até o momento, o déficit está em R$ 1,5 bilhão. "No pior dos cenários, pode haver uma elevação para R$ 5 bilhões", disse Pepitone.

O governo editou uma Medida Provisória (MP) na segunda-feira (28) criando a câmara de regras excepcionais para gestão hidroenergética. Na prática, o Ministério de Minas e Energia ganha poder e autonomia para decidir o que for preciso para controlar os impactos da falta de água no país e evitar interrupções no fornecimento de energia. 

Luz elétrica
Foto: Kari Shea / Unsplash

Dois jovens cometeram suicídio em menos de 24 horas em Bom Jesus da Lapa

 

Dois jovens cometeram suicídio em menos de 24 horas em Bom Jesus da Lapa
Dois jovens cometeram suicídio em menos de 24 horas em Bom Jesus da Lapa

Duas tragédias abalaram os moradores da cidade de Bom Jesus da Lapa neste domingo (27), com o registro de dois casos de suicídio na cidade em um único dia. 

O pri­mei­ro ca­so ocor­reu no início da manhã, por volta das 4h30. Um homem, identificado como Fabrício Canjirana Rodrigues, segundo apurações preliminares, se enforcou em sua residências, no Bairro Nova Brasília, após uma discussão com a sua companheira.

O ou­tro ca­so, es­te com maior repercussão, ocor­reu no Bairro Cavalhada. A jovem Tâmara Ferreira do Nascimento, também foi en­con­tra­da morta em sua residência, en­for­ca­do, pen­du­ra­da nu­ma cor­da. 

Segundo o site Vitória da Conquista Notícias apurou com o blog Bom Jesus da Lapa Notícias, a ce­na foi presen­ci­a­da às 19h30. Segundo familiares, Tâmara falava em se matar, e tinha quadro de depressão. 

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve nos dois locais para a realização perícia. Já os corpos foram encaminhado ao Instituto Médico Legal(IML) de Bom Jesus da Lapa para realização de exames complementares

Três homens são executados próximo ao Centro de Abastecimento


 Três homens foram encontrados mortos com disparos de arma de fogo próximo ao Centro de Abastecimento de Camaçari, no distrito de Barra do Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) na madrugada desta segunda-feira (28). 

Segundo a Polícia Civil, as vítimas são: Erivaldo de Jesus Santos, de 41 anos, Cristiano Ferreira da Cruz Almeida, 20, e Vilson de Jesus Santos, 18.

De acordo com informações iniciais, cerca de 12 homens desembarcaram de três veículos e efetuaram dezenas de disparos na direção dos bares. "O alvo da ação criminosa seria Cristiano, que era investigado por envolvimento com tráfico de drogas. As outras vítimas não tinham passagens", afirmou a PC.

Os corpos foram encontrados por populares, que acionaram guarnições da Polícia Militar e Polícia Civil através da 33ª Delegacia Territorial/ Monte Gordo. 

Com o triplo homicídio, sobe para quatro o número de pessoas assassinadas em Barra do Pojuca nas últimas 24 horas. Uma mulher grávida foi morta a tiros e o companheiro foi preso em flagrante em uma pousada

As motivações serão apuradas pela Polícia Civil. 

Jovem é presa após matar homem a facada em Arraial d'Ajuda

 

Porto Seguro: Kely Maria Lima Leal, de 21 anos, foi presa após matar um homem com uma facada, no distrito de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro. O crime, no início da madrugada desta segunda-feira (28), no bairro Alto do Vilas, teve como vítima Ananias de Jesus Santos, de 59 anos.

Segundo apurou a polícia, Kely e Ananias brigaram pouco tempo antes, por um motivo ainda desconhecido. Ainda de acordo com a informação, Ananias foi para um bar, onde foi surpreendido pela jovem, que chegou ao local com uma faca e lhe acertou um golpe.

A dona do bar onde aconteceu o crime também disse que há uma semana Kely vinha ameaçando Ananias de morte. “Os dois eram apenas amigos, mas viviam brigando”, disse ela. A acusada foi autuada em flagrante pelo crime de homicídio.

Fonte: Radar64

Criminoso armado tomba em confronto com a Policia Militar em Belmonte.

Um criminoso tombou em confronto com a Polícia Militar em Belmonte no final da tarde desta segunda-feira (28/06). O fato aconteceu no momento em que uma guarnição de serviço fazia rondas no final do Bairro São Benedito e se deparou com um grupo de 05 homens armados que atirou contra os policiais militares. Os suspeitos, durante a troca de tiros, tomaram como rota de fuga uma área de matagal, em direção ao fundo do Aeroporto Municipal.

Os policiais militares seguiram os criminosos e, ao final do confronto, foi encontrado caído ao chão um homem identificado pelo nome de Thiago Batista dos Santos (21 anos), mais conhecido na cidade pelo apelido de Thiaguinho. O criminoso ainda foi socorrido para o Hospital Municipal de Belmonte, mas não resistiu aos ferimentos. Ao lado do corpo foi encontrada uma pistola 09 mm, 02 munições intactas e 01 carregador com capacidade de 17 tiros.

Thiaguinho tinha passagem pela polícia por homicídio e envolvimento com o tráfico de drogas e, recentemente, atuava como braço armado de uma das facções que disputam o controle do tráfico de drogas na cidade.

http://www.maisbn.com/portal/2021/06/criminoso-armado-tomba-em-confronto-com-a-policia-militar-em-belmonte/


segunda-feira, 28 de junho de 2021

Lázaro Barbosa morre em troca de tiros com a polícia em Goiás

 

 (crédito: Polícia Civil/Divulgação)
Lázaro Barbosa, 32 anos, acusado de matar quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, foi morto em troca de tiros com a polícia na manhã desta segunda-feira (28/6), em Águas Lindas de Goiás. Ele era procurado havia 20 dias.

Antes da confirmação da morte do criminoso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, havia anunciado, pelas redes sociais, a prisão. "Ta aí, minha gente, como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido", escreveu o governador na legenda da publicação.

O secretário de segurança de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, se pronunciou sobre o fim da operação: “Encerrado, graças a Deus”. O secretário e os policiais da força de segurança foram recebidos com aplausos pela população de Águas Lindas do Goiás.

Casa Militar de Goiás foi responsável por capturar Lázaro, diz Caiado

Em entrevista à GloboNews, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), exaltou as forças de segurança que fazem parte da força-tarefa que buscavam por Lázaro. Segundo ele, a Casa Militar do estado foi a responsável por capturar o foragido na manhã desta segunda-feira (28/6), após uma troca de tiros.

“Nós temos, hoje, a melhor polícia do país. Não houve hora nenhuma a necessidade de mudar a iniciativa e o preparo dos nosso policiais. Não houve nenhum assassinato a mais, nossa polícia não se excedeu em nenhum momento”, disse.

 

Além disso, Caiado afirmou que as investigações em torno das pessoas que ajudaram Lázaro durante a fuga. “É uma rede criminosa. Ele estava ali muito bem aparelhado”, frisou.

Na última sexta-feira (25/6), a polícia prendeu duas pessoas suspeitas de esconderem o foragido. O caseiro, Alain Reis Santana, foi liberado após audiência de custódia. O proprietário da chácara, Elmir Caetano, 74, segue preso.

Buscas duraram 20 dias

As buscas por Lázaro tiveram início em 9 de junho, quando a polícia começou a investigar um triplo homicídio no Incra 9, em Ceilândia . Pai e dos dois filhos foram e encontrados mortos e a mãe da família não estava no local . O incidente Cláudio Vidal de Oliveira, 48 anos, e os filhos dele, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15, eram as vítimas. Cleonice estava desaparecida.

No fim da tarde, a Polícia Civil do DF divulgou a foto de Lázaro Barbosa de Souza e o confirmou como suspeito de cometer os crimes em Ceilândia Norte. A descoberta foi feita a partir de impressões digitais encontradas na chácara. Com a identidade, a ficha de Lázaro foi levantada, com um histórico recente de agressões.

Em 26 de abril, Lázaro cometeu estupro e roubo contra uma mulher que abordou na rua. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Já em 17 de maio, ele invadiu outra chácara, próxima à da família assassinada. Nela, amarrou as vítimas e as ameaçou com revólver e faca, obrigou todos a ficarem nus e as moças da família a cozinharem para ele.

Novas invasões, confissão e incêndios

As buscas por Cleonice já completavam 24 horas quando a PCDF descobriu outra invasão em uma chácara próximo ao local onde a empresária foi sequestrada. Lázaro foi reconhecido pela nova vítima. Durante três horas da tarde de 10 de junho, ela e o caseiro foram mantidos reféns.

De acordo com relatos das vítimas, Lázaro encontrou o caseiro primeiro e disse que não ia fazer nada, contanto que ninguém reagisse. Em seguida, colocou uma máscara de criança e mandou chamar quem estava dentro de casa. Para a dona da chácara, o criminoso confessou ter matado a família Vidal, mas disse que não estava só.

Na madrugada de sexta-feira (11/6), as buscas por Lázaro e por Cleonice ultrapassaram a fronteira do Distrito Federal. O suspeito invadiu uma chácara em Ceilândia por volta das 20h, fez o caseiro refém e roubou um veículo, um Palio branco, que usou para se dirigir até Cocalzinho de Goiás (GO), às 3h30. Lá, na BR-070, incendiou o carro. 

Ainda na cidade, Lázaro invadiu outra chácara, fez um caseiro refém e o obrigou a cozinhar no sábado (12/6). Depois, invadiu outra residência e baleou três homens, que ficaram em estado grave. No fim da noite, ateou fogo em outra chácara. Foi neste mesmo dia, à tarde, que Cleonice foi encontrada, sem vida, por familiares e vizinhos em um córrego próximo ao local em que morava.

No domingo (13/6), o suspeito roubou um carro, crime denunciado pelo dono aos mais de 200 policiais mobilizados na cidade de Cocalzinho. O veículo foi encontrado às margens da BR-070, próximo a Edilândia (GO), local em que as buscas foram intensificadas.

Outra família foi feita refém pelo criminoso na terça-feira (15/6). Por mensagem, uma adolescente moradora da chácara pediu ajuda à polícia: "Socorro. O assassino Lázaro está aqui em casa" . Na quarta-feira (16/6), a polícia divulgou vídeo do momento em que as vítimas são soltas . As imagens mostram a troca de tiros que deixa um policial ferido de raspão na cabeça.

Tambpém no dia 16, a PMDF foi retirada do caso, deixando o Bope como principal força das buscas. A policia encontra uma camisa suja de sangue.

Em entrevista ao Correio, a atual companheiro de Lázaro, de 19 anos,declarou que temia pelo fim de Lázaro, e que esperava que ele se entregasse.

Em 17 de junho, duas pessoas afirmaram ter visto o homem em Cocalzinho. No mesmo dia, Lázaro é avistado próximo a uma chácara no Girassol.

A Polícia muda a base de força-tarefa para Girassol. A mudança aconteceu para que a equipe tivesse melhor acesso a internet. Mais tarde o Secretário afirma que a Força Nacional também ajudaria na caçada.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), comentou sobre o caso Lázaro e apoiou o porte de armas: "Quem não quer ter arma, é só não comprar".

No dia 19 de junho, líderes religiosos denunciaram intolerância por parte dos policiais durante buscas em seus templos.

Em 20 de junho, um total de 270 policiais estavam na busca por Lázaro. Um jovem de 23 anos é preso por se passar por policial para participar das buscas. Além disso, um homem relatou à polícia que sua casa havia sido invadida e revirada.

No dia 21, a Defensoria Pública do DF pediu para que a integridade Lázaro fosse preservada e que após sua prisão, fosse encaminhado a uma cela separada. Na manhã seguinte, a juíza da VEP nega pedidos de proteção da Defensoria. Um homem, que pode ser Lázaro, tenta invadir uma chácara em Girassol, o caseiro reage com tiros.

No dia 23, a polícia cerca uma chácara, mas as buscas não têm resultado. Durante a tarde do dia 24, um homem é visto rondando uma chácara em Estrela Brilhante, distrito de Girassol (GO), e, mais tarde, em Luminosa. No mesmo dia, um advogado contratado pela família tenta contato com o fugitivo para tentar uma rendição.

Ao fazer buscas na região no dia 25, dois homens foram presos suspeitos de ajudar Lázaro na fuga. Um deles estava com as armas que Lázaro roubou em Cocalzinho (GO), duas espingardas garruchas calibre 22, com 50 munições. Eles foram identificados como o fazendeiro Elmi Caetano Evangelista e o caseiro Alain Reis de Santana. Mais tarde, o advogado nega envolvimento dos dois. Os suspeitos vão a audiência de custódia. Caseiro é liberado, mas fazendeiro é mantido na prisão.

No dia 26, a polícia descobre perfil falso que Lázaro utilizava para se informar sobre o caso. A PM do Rio cede equipamento para auxiliar na localização de Lázaro Barbosa. No dia 27, polícia rastreia celular e redes sociais de Lázaro.