O boletim da Secretaria Municipal de Saúde trouxe uma boa notícia. Nenhum dos resultados dos exames divulgados nesta quinta-feira (30) confirmou casos de coronavírus e mais três pessoas estão recuperadas. Sendo assim, a cidade continua com 85 casos registrados e o total de recuperados subiu para 55. Já o total de casos ativos, aqueles que ainda estão sendo monitorados após contraírem a doença, reduziu para 29.
Ainda de acordo com o boletim, até 17h de hoje (30) foram notificados, em Feira de Santana, 938 casos suspeitos da Covid-19, sendo 767 casos descartados, e 86 casos aguardando resultado de exames laboratoriais, os demais são os 85 casos confirmados.
Entre os casos ativos duas pessoas estão internadas. A faixa etária mais acometida pela doença está entre 20 e 49 anos de dade com 61 casos. Uma pessoa morreu.
Forma de transmissão: 08 casos importados e 77 casos locais
O governador do estado, Rui Costa, criticou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira (30), a decisão que atendeu ao pedido do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia sobre profissionais que integram o grupo de risco para o novo coronavírus não trabalharem no combate à pandemia.
"Enxergamos com muita preocupação essa ação do sindicato dos médicos que conseguiu a decisão para que médicos que têm qualquer critério que se encaixe em grupo de risco não atenda às pessoas. Isso é preocupante. [...] É como se a sociedade pagasse os médicos pra ficar em casa o ano inteiro, porque o vírus não vai embora este ano", reclamou o governador.
Segundo ele, o assunto foi debatido durante reunião com os governadores do Nordeste. "Vamos recorrer da decisão na segunda instância, pra cassar a decisão", completou.
Rui também disse que o Consórcio do Nordeste irá insistir no pedido ao governo federal para que autorize a contratação de médicos brasileiros formados no exterior, para contribuírem no combate ao novo coronavírus.
Segundo o boletim divulgado pela Sesab, o número de casos voltou a subir em Ilhéus. Foram mais 9 casos confirmados nesta QUINTA FEIRA(30). Agora Ilhéus contabiliza 202 infectados pelo COVID-19.
A Prefeitura de Maraú, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, confirmou na tarde desta quinta-feira (30), a primeira morte em decorrência do novo coronavírus. A vítima se trata de uma mulher de 71 anos que estava internada no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.
A vítima era moradora da sede de Maraú. Seu quadro piorou rapidamente e ela foi transferida para o Hospital Regional Costa do Cacau, onde não resistiu e acabou morrendo. De acordo com a secretaria de saúde do município, a paciente tinha hipertensão e epilepsia. O resultado positivo da doença já havia sido divulgado, na tarde da última quarta-feira (29), pela Prefeitura de Maraú, após notificação do LACEN.
A administração municipal lamenta o ocorrido e presta condolências aos familiares e amigos. É importante ressaltar neste momento a importância do cumprimento das medidas de isolamento social e o uso de máscaras caseiras ao sair para atividades essenciais, visando a diminuição da transmissão da Covid-19.
O Ferry-Boat não vai funcionar na próxima sexta-feira, dia 01/05, no feriado do Dia do Trabalhador, nos terminais de São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. A suspensão atende a decreto estadual que proíbe funcionamento do serviço nos fins de semana e feriados, como medida de prevenção ao coronavírus.
Com a medida, uma grande fila de carros se formou no terminal da capital baiana nesta quinta-feira, dia 30. Em Itaparica os veículos embarcam sem espera e o movimento para pedestres é tranquilo em ambos os locais.
As viagens de hoje ocorrem de forma simultânea, em Bom Despacho e São Joaquim e os próximos horários são 12h, 14h, 18h, 19h e 20h. Já foram realizadas as travessias às 6h, 7h e 8h.
Na manhã de hoje (30/04), a Polícia Civil deflagrou a OPERAÇÃO BOI BOM, por intermédio da 10a Coorpin-Conquista, 21a Coorpin-Itapetinga e DRACO, cumprindo mandados de busca e apreensão, na zona rural de Barra do Choça, com o objetivo de localizar e identificar autores de furto de gado ocorrido nos municípios de Itapetinga, Itambé e Barra do Choça.
As investigações identificaram dois autores de iniciais M.J.S e W.O.F., como os principais responsáveis por três furtos de gado ocorridos na zona rural de Itambé, avaliados em mais de R$ 70.000,00 (setenta mil reais), quando foram utilizados armas de fogo tipo rifles calibres .22 para matar os animais, que eram abatidos no local e transportados na carroceria de duas Fiat Strada brancas.
O investigado W.O.F., foi morto no dia 23/04, cujas causas estão sendo investigadas pela DT de Barra do Choça. As equipes aprenderam ainda veículos suspeitos de serem utilizados nas ações criminosas.
Três comerciantes da cidade de Barra do Choça são investigados como os principais suspeitos de receptação de gado e oriundo de abate clandestino, dos quais dois foram presos e autuados em flagrante pelo crime contra a relação de consumo.
Aproximadamente meia tonelada de carne bovina foi apreendida nos três estabelecimentos. As investigações continuam para identificar os demais participes dos crimes e outras fases da Operação BOI BOM podem ser deflagrada nos próximos dias.
A Vigilância Sanitária de Barra do Choça acompanhou as equipes e incinerou toda a carne aprendida.
Dois profissionais que atuam em unidades de saúde de Porto Seguro testaram positivo para a Covid-19. Os resultados dos exames foram divulgados pelo Laboratório Central de Saúde Pública, o LACEN, na manhã de quarta-feira (29).
Conforme informação da Secretaria de Saúde, um dos infectados é médico. Ele trabalha no Hospital Luís Eduardo Magalhães, sendo responsável pela ala que atende pessoas contaminadas pelo coronavírus.
O outro caso é de uma cozinheira, que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Arraial d'Ajuda. A secretaria suspeita que ela teve contato com pacientes infectados pela doença.
O médico e a cozinheira estão em isolamento domiciliar. Pessoas que tiveram contato com eles estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde.
Com esses novos casos, Porto Seguro já possui três profissionais de saúde que testaram positivo para a Covid-19. A primeira foi uma médica, que trabalha em um hospital particular da cidade, que veio contaminada de um congresso em São Paulo. Esse foi o 14º caso de coronavírus registrado no município. O marido e o filho dela também foram contaminados.
Um técnico em enfermagem, que teve contato com pacientes infectados, também foi contaminado pela doença. Esse foi o 18° caso de coronavírus confirmado no município.
De acordo com o último boletim divulgado, Porto Seguro possui 21 casos de Covid-19 confirmados, estando dois pacientes internados em hospitais. Outras 32 pessoas aguardam resultados de exames.
O detox virou moda! Tomar um copo de água com meio limão espremido todo dia de manhã, ainda em jejum, é o mais fácil deles. A nutricionista Thaianna Velasco indica cinco motivos para aderir este hábito,
1) Desintoxica o fígado
A principal função desta mistura é atuar sobre este órgão, tão sobrecarregado pelas toxinas que adquirimos diariamente. Essas substâncias vêm dos alimentos, remédios, adoçantes, poluição, tabagismo e alguns cosméticos.
2) Melhora da imunidade
O limão é altamente ácido. Ao entrar no organismo ele torna o sangue mais alcalino e por isso mais resistente à doenças. O açúcar tem o efeito oposto. Por isso, não é recomendado adoçar esta mistura.
3) Ajuda na digestão
O limão limpa o intestino e aumenta os movimentos do órgão, ajudando no processo de desintoxicação e digestão. Caso você tenha problemas digestivos, queimação quando come, dificuldades de digestão e sono após comer, o limão ajudará o seu organismo a se equilibrar e você verá que após alguns dias terá uma baixa nestes sintomas de má digestão.
4) Esta mistura é adstringente
Isso significa que ele ajuda a eliminar gorduras. Não quer dizer que emagreça, mas que ajuda a desintoxicar o sangue do excesso de gordura.
5) Controla a pressão
O limão funciona como um diurético natural, que ajuda na redução da pressão arterial. Hidrate-se!
Atenção:
Pessoas com problemas de gastrite, acidez e irritação de mucosa não devem aderir ao hábito. O limão é muito ácido e vai piorar os sintomas
Assim que o Blog do Rodrigo Ferraz divulgou, causando um rebuliço na cidade a possibilidade de chegada de pacientes com coronavírus de Ilhéus e Itabuna para Conquista, o prefeito Herzem Gusmão se manifestou em suas redes sociais, demonstrando preocupação.
Leia na íntegra:
Acabo de ter contato com uma informação, por meio da imprensa, que o Governo do Estado pretende encaminhar pacientes com COVID-19 da região de Itabuna/Ilhéus para Vitória da Conquista.
Isso demonstra, mais uma vez, a necessidade do Estado abrir o diálogo e discutir efetivamente o plano de ação e fluxos de pacientes com os Municípios.
Obs: até agora nada de contrato publicado para contratação das UTIs do HCC, como prometido.
É falso o vídeo que tem circulado nas redes sociais, o qual sugere que o governador Rui Costa (PT) incentiva a prefeita de Porto Seguro, Claudia Oliveira, a "produzir" casos ativos de coronavírus para receber investimentos.
A montagem, que já recebeu mais de 21 mil visualizações no Youtube, utiliza imagens de uma reunião entre o governador e mais 12 prefeitos de regiões distintas da Bahia, realizada há pouco mais de uma semana, em que o governador explicou os métodos e cálculos aplicados pelo Estado para justificar maior ou menor investimento em determinada cidade.
No trecho extraído, Rui explica como se dá a média do uso de UTIs em relação ao número de casos: "Para ocupar os dez leitos de UTI aí precisavam ter 200 pessoas simultaneamente ativos com a doença. Evidente que não é suficiente nenhuma quantidade de UTI".
Em seguida, o governador apresenta a realidade de outros países e demonstra que os 10 leitos leitos já existentes no município deverá, inicialmente, atender a demanda local, já que para ocupá-los integralmente deveriam existir os 200 casos ativos da Covid-19.
Após descontextualizar o trecho utilizado, o narrador do vídeo induz o espectador ao erro, afirmando que "governadores estão pegando o dinheiro do governo federal" para investir em hospitais de campanha ao invés de investir em "hospitais reais".
Ao ser questionado sobre o diálogo durante o programa semanal Papo Correria, o governador falou sobre a "milícia digital da fake news" e afirmou ser algo que "destrói o país".
"A última mentira foi com uma reunião em Porto Seguro. Denunciamos ao Ministério Público para identificar e processar criminalmente os autores. Peço que ajudem a desmentir. Já temos muito trabalho contra a Covid-19", enfatizou após ser questionado por um espectador.
"Infelizmente, todos os dias há uma fábrica interminável de calúnias, difamação, de fakes, de mentiras pelo escritório do mal, por milicianos que passaram a se sentir livres para realizar atividades criminosas no Brasil", acrescentou.
Corpo foi encontrado com marcas de tiro (Foto: Ubatã Notícias)
Um homem de identidade até o momento não identificada foi encontrado morto às margens da BR-330, à cerca de 300 metros da entrada da região rural do Barreiro, no município de Ubatã. Segundo informações do Ubatã Notícias, o corpo apresentava perfurações ocasionadas provavelmente por arma de fogo e o homem, que aparentava cerca de 25 anos, portava na cintura um ‘simulacro’, imitação de uma arma de fogo. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizará o levantamento cadavérico. A Polícia Civil investigará o caso. (Ubatã Notícias)
As imagens são de 5h30min desta quinta. E a fila para atendimento na Caixa, em Ilhéus, já dobrava o quarteirão. O último da fila, se encontrava na porta da Câmara de Vereadores de Ilhéus, conforme flagrou a reportagem do JBO. São pessoas em busca do auxílio emergencial do governo. Apesar da Prefeitura de Ilhéus ter feito uma parceria com a Caixa Econômica Federal e instalar cinco pontos de atendimento para orientações sobre o auxílio emergencial, o quadro que já vinha sendo observado nos últimos dias parece não ter mudado muito. A informação generalizada é de que as pessoas não conseguem acessar o App que gera o código para o saque do recurso disponibilizado pelo governo. JORNAL BAHIA ONLINE
No meio à pior fase da pandemia de Covid-19 no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro acusou a Organização Mundial da Saúde (OMS) de incentivar a masturbação e a homossexualidade de crianças. Ele usou as redes sociais para fazer a acusação, mas apagou o post logo depois.
"Essa é a Organização Mundial da Saúde (OMS) que muitos dizem que eu devo seguir no caso do coronavírus", iniciou. "Deveríamos então seguir também diretrizes para políticas educacionais?", completou.
Bolsonaro detalhou supostas recomendações da OMS para crianças de 0 a 4 anos. "Satisfação e prazer ao tocar o próprio corpo (masturbação); expressar suas necessidades e desejos por exemplo, no contexto de 'brincar de médico'; as crianças têm sentimento sexuais mesmo na primeira infância", descreve o texto.
O guia citado por Bolsonaro foi publicado em 2010 pelo Centro Federal de Educação em Saúde da Alemanha, em conjunto com o escritório europeu da OMS.
O texto, na verdade, é dirigido aos pais e diz que as crianças de 2 a 3 anos são curiosas em relação aos seus corpos e, por isso, nesta fase desenvolvem sua identidade de gênero. Mas o guia da OMS não diz aos pais que incentivem os filhos a fazer isso, e sim que conversem com eles sobre o assunto.
O Brasil está "navegando às cegas" no combate à COVID-19, disse nesta quarta-feira (29) o ministro da Saúde, Nelson Teich, em teleconferência com senadores. O ministro repetiu que há falta de informações adequadas a respeito da pandemia do novo coronavírus e que o isolamento social foi adotado "porque você não sabe o que fazer".
"Não sabemos qual o percentual da sociedade está comprometido pela doença. Você não sabe se essas pessoas transmitem tanto quanto as que estão mais graves. Os testes hoje não permitem a gente saber essa realidade. Sem esse conhecimento, você literalmente está navegando às cegas. Esta que é a grande verdade", disse Teich.
Questionado pelo senador Jorginho Mello (PL-SC) sobre divergências a respeito das previsões para o pico do coronavírus no Brasil, o ministro disse que desacredita das projeções.
"Quando vai ser o pico? Não sei e ninguém sabe", afirmou. "As datas que nós projetamos hoje são simplesmente suposições em cima de modelos matemáticos".
Um incêndio de grandes proporções destruiu uma loja de veículos usados na madrugada desta quinta-feira (30), na Avenida de Canal, próximo ao Posto Moura, em Feira de Santana. Diversos carros foram destruídos e um dos responsáveis estima um prejuízo em torno de um milhão de reais.
Com dois veículos, o Corpo de Bombeiros trabalhou durante toda a madrugada para controlar as chamas e evitar que o fogo atingisse outros imóveis. De acordo com o Sargento Cotias, da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (66ª CIPM), o incêndio começou nas primeiras horas de hoje e existe a suspeita de que furtaram a loja.
Foto: Polícia Militar
“Fomos dar apoio ao Corpo de Bombeiros e fizemos a interdição da via. O que percebemos é que há uma possibilidade de ter sido alguém que tentou violar a loja para furtar e possivelmente acendeu alguma vela, algum fósforo. Subtraiu o que tinha. Segundo um dos responsáveis, o prejuízo é em torno de um milhão de reais, ele compra carros de leilão para desmanchar e havia muito material inflamável. O que ficou apurado até agora é isso. Já havia acontecendo vários furtos no local e o pessoal deixava vestígios lá de cigarro, de vela, então é uma possibilidade. Só a perícia vai identificar a causa real do incêndio”, relatou o policial ao Acorda Cidade.
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
Policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de cargas (Decarga) estouraram um depósito com cargas roubadas na Rua Tomé de Souza, no conjunto Feira IX, em Feira de Santana, e prenderam quatro homens, nesta quarta-feira (29).
No local os policiais encontraram medicamentos e baterias, além de placas de veículos que eram usados para despistar a polícia. O delegado Gustavo Coutinho, titular da Decarga, informou ao Acorda Cidade que as investigações começaram em Serrinha, onde há estabelecimentos que estavam revendendo baterias.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
“Desde o início da manhã desta quarta-feira a Decarga estava em diligência na cidade de Serrinha, tentando recuperar uma carga de baterias, que tinha sido roubada e o caminhão estava desaparecido também. Prendemos dois receptadores e dois motoristas que estavam envolvidos no desvio deste carga. Com isso, através de investigações conseguimos localizar um galpão na entrada do Feira IX, onde o caminhão estava preparado para ser desmanchado e parte da carga da bateria. Vasculhamos melhor o local e identificamos um local no subsolo onde estava guardada uma carga de medicamentos, muito valiosa. Estes medicamentos tinham sido roubados há cerca de cinco ou seis meses. O proprietário do depósito é um receptador muito conhecido, não estava no local ou conseguiu fugir, e encontramos apenas o filho dele como responsável.”
Segundo Gustavo Coutinho, os dois receptadores presos possuem lojas de som automotivos na cidade de Serrinha, e os motoristas venderam a carga e o caminhão por R$ 150 mil.
“Quando prendemos os motoristas eles confessaram e nos trouxeram até este galpão. A carga de medicamentos está avaliada em torno de R$ 1 milhão. Suspeitamos que este galpão seja um local de desmanche de caminhões e armazenagem das cargas. Aqui os veículos são adulterados com novas placas e remarcação de chassis. Vamos investigar essa parte e encaminhar para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos para prosseguir com as investigações. O medicamento estava armazenado, mas eles procuram primeiro um receptador para depois transportar durante a noite para outros estados.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade