A configuração de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai deixar o tempo bastante instável em parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil nos próximos dias. A Climatempo alerta para o risco de temporais (chuva forte/volumosa, raios e rajadas de vento moderadas a fortes) nas seguintes áreas:
Quinta-feira (22/12)
Rio de Janeiro (inclusive no Grande Rio), Minas Gerais (inclusive na Grande BH), Espírito Santo (inclusive em Vitória), norte de Goiás e de Mato Grosso, Distrito Federal, centro-sul, oeste e leste do Pará, Tocantins, sul e centro-oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão.
Sexta-feira (23/12)
Norte e nordeste de Minas Gerais, centro-norte do Espírito Santo (inclusive em Vitória), norte de Goiás e de Mato Grosso, sul de Rondônia, em praticamente todo o Pará, Tocantins, litoral e quase todo o interior da Bahia, Piauí e Maranhão (inclusive nas capitais Salvador, Teresina e Maranhão).
A ZCAS desconfigura ao longo da sexta-feira, porém a circulação de vento em vários níveis da atmosfera e o ar quente e úmido disponível ainda favorecerá a formação de muitas instabilidades durante o fim de semana do Natal em quase todo o centro-norte do Brasil. Desta forma, as condições ainda serão propícias à ocorrência de chuvas frequentes e volumosas, com risco alto de temporais no Espírito Santo, no norte e no leste de Minas Gerais, no norte de Goiás e de Mato Grosso, no centro-sul do Pará, no Tocantins, na Bahia e no Maranhão e até aumentando no Norte Fluminense e na R. Serrana do RJ nos dias 24 e 25 de dezembro.
A chuva frequente, por vezes forte e volumosa, pode causar alagamentos e transbordamentos, além de aumentar o risco de deslizamentos de terra.
Atenção! Este alerta é válido até 23h59 de domingo (25), mas deve ser prorrogado. Fique atento às atualizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário