Objetivo é prevenir afogamentos e auxiliar na busca de vítimas
Equipamento começou a ser usado em dezembroMaurício Pingo/Governo do Estado
Do Metro Jornal noticias@band.com.br
Um drone operado pelos bombeiros na prevenção de afogamentos e para auxiliar na busca de vítimas e resgate de corpos é a atração deste verão nas praias cariocas. O equipamento começou a ser usado em dezembro.
“É o uso da tecnologia em prol da população, para ajudar a salvar vidas”, disse o tenente-coronel Rodrigo Bastos, responsável pela Coordenadoria de Operações com Veículo Aéreo Não Tripulado.
As imagens captadas por uma câmera de alta resolução são transmitidas em tempo real para um tablet que fica com o piloto e também para o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros.
“Somos acionados pelos grupamentos de área para atuarmos na prevenção e nas buscas de vítimas de afogamentos. No primeiro caso, trabalhamos no monitoramento das regiões de risco para que o grupamento possa fazer a sinalização e garantir a prevenção de situações críticas envolvendo banhistas. Identificamos valas, correntes e áreas profundas. Também somos acionados para a busca de corpos, já que a tecnologia permite uma visão privilegiada das áreas. No verão, oferecemos este apoio, já que as praias estão lotadas e muitos banhistas acabam sendo pouco cautelosos no mar”, explicou o tenente-coronel.
Atualmente, o equipamento está sendo usado nas praias da zona sul. No total, 14 militares atuam no projeto, e dois bombeiros por dia operam o drone, que está autorizado a atingir até 30 m de altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário