Em um novo tipo de golpe aplicado por meio de mensagem de texto de celular, criminosos têm acesso ao WhatsApp da vítima e se passam por ela para pedir dinheiro “emprestado” a pessoas próximas. Nesta segunda-feira (9), o especialista em tecnologia da informação Germano Guimarães deu dicas de como evitar ter os dados roubados do telefone e de computador.
O caso foi denunciado por uma moradora de Olinda, no Grande Recife, por meio do WhatsApp da TV Globo. Nas mensagens trocadas entre ela e a pessoa que supostamente seria a sua amiga, o pedido é de que ela faça uma transferência bancária com urgência, sob alegação de que a senha do aplicativo do banco estava dando problemas.
As mensagens afirmam, ainda, que a quantia emprestada seria devolvida às 18h, após largar do trabalho. “Eu estranhei, porque seria uma pessoa que não me pediria um dinheiro dessa forma. E a minha atitude foi tentar contatar familiares e ter certeza de que ela estava bem e de que não se tratava realmente dela”, contou a mulher, que não quis se identificar.
Depois do ocorrido, a amiga dela, que também não quis se identificar, prestou queixa em uma Delegacia de Polícia. A assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que não encontrou o registro da ocorrência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário