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sábado, 18 de agosto de 2018

MERCADO IMOBILIÁRIO

COUTINHO NETO
O mundo é digital. O que era um tendência hoje é tão presente que até mesmo o financiamento imobiliário pode ser feito online, pelo computador ou por tablets e aplicativos no celular. E de olho nesse mercado, que cresce à medida em que as novas gerações vão se tornando compradores de imóveis em potencial, os bancos investem cada vez mais nos canais digitais. Alguns já oferecem as duas opções, como Banco do Brasil e Santander, e outros ainda estão desenvolvendo suas plataformas.
A opção online torna os processos mais ágeis e cômodos para o comprador. Em geral, tanto para computadores como pelos aplicativos, o digital oferece boa parte do processo para a concessão do crédito imobiliário, como simulação, aprovação de crédito e contratação do seguro, assim como o envio de documentos, da proposta e do contrato. Este, claro, ainda tem que ser assinado no banco, e o registro da compra feito no Cartório de Imóveis.
Mas, segundo o diretor de crédito imobiliário do Bradesco, Romero Albuquerque, em breve o registro do imóvel também poderá ser feito online. — É um passo para o qual os cartórios estão se preparando. Isso vai reduzir o tempo do processo de 30 dias para cerca de três dias.
No Banco do Brasil, o aplicativo para operações de crédito imobiliário começou a funcionar em dezembro do ano passado e tem tido crescimento gradativo. De lá para cá, foram realizadas 850 propostas somente pelo app, que somaram negócios de R$ 50 milhões.
Em junho, as operações pelo celular representaram 5% dos contratos firmados. E, segundo o banco, do total de operações, 267 foram formalizadas no início de segundo semestre — o que corresponde a 45,8% das 583 contratações do canal mobile no primeiro semestre.
Do toTal de clientes que contrataram o financiamento imobiliário no Banco do Brasil pelo celular no primeiro semestre de 2018, a maioria é homem (69%) e a faixa etária majoritária (57%) é de 31 a 40 anos. Outra curiosidade é que 58% dos compradores são funcionários de empresa privada e/ou de economia mista, e 30% são servidores.
O levantamento mostrou, ainda, que 51% dos clientes são solteiros ou divorciados e 49% são casados ou em união estável. Além disso, 58% ganham entre R$ 5 mil e R$ 10 mil e 34% têm renda abaixo de R$ 5 mil.
— Esse conceito, conhecido como autoservice, tende a dar mais fluidez à contratação do crédito, com redução dos prazos do processo. E, com as novas regras do FGTS, que facilitam e ampliam o mercado, devemos testemunhar um crescimento maior nas concessões para pessoas físicas, gerando um efeito de redução de estoques junto às incorporadoras — aponta o superintendente executivo de Negócios Imobiliários do Santander, Fabrizio Ianelli.
O banco lançou há cerca de um ano o Webcasas, uma plataforma específica para o financiamento de imóveis por canais digitais. Segundo Ianelli, o processo via internet diminuiu para praticamente a metade o tempo para fazer todo o processo. Caso ocorra alguma falha, ele explica que o futuro morador tem suporte. — O acompanhamento do contrato pelos canais digitais do banco será por e-mail ou SMS. Por esses canais será possível solucionar problemas que possam impedir o andamento do processo.
No caso de Itaú Unibanco e Caixa Econômica Federal, os aplicativos para crédito imobiliário ainda estão em estudo, mas ambos já oferecem a possibilidade da contratação via internet. No banco privado, foram mais de 3.300 contratos imobiliários emitidos 100% online desde 2015. Além disso, outros 16 mil compradores usaram a ferramenta em alguma parte do processo da solicitação de financiamento.
— Hoje, o serviço está disponível pelo computador e o banco está investindo em tecnologia para permitir a contratação do financiamento também pelo celular — afirma Cristiane Magalhães, diretora do Itaú Unibanco.
ATENÇÃO AO CONTRATO
A Caixa Econômica registra cerca de sete milhões de acessos mensais para o simulador de crédito online. Pelo site do banco também é possível acompanhar a proposta, entre outros serviços. A instituição diz que estruturou uma parceria para uma nova plataforma digital, que disponibilizará todo o ciclo da concessão do crédito no canais web e mobile, incluindo um portal com oferta de imóveis.
“Este projeto está em fase piloto, restrito a algumas construtoras parceiras da Caixa no município de São Paulo. O principal objetivo é proporcionar comodidade e redução no tempo para a conclusão do financiamento, fazendo com que compradores e vendedores se encontrem facilmente na plataforma digital, tendo à sua disposição o financiamento da Caixa de forma facilitada”, informou a empresa, em nota.
O diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio (Creci-RJ), Laudimiro Cavalcanti, corrobora o crescimento digital e ressalta que é importante o comprador manter a mesma atenção no acompanhamento do processo de pedido de financiamento, assim como no contrato e na documentação.
— Com o mundo globalizado, a tecnologia avança a passos largos. Porém, nesse quesito, estamos em fase experimental, mas vejo um futuro promissor para esse segmento. Alguns bancos já começam a projetar financiamentos online, onde é possível fazer varias simulações até encontrar aquele perfil adequado à renda do cliente, sendo toda a parte operacional feita pela internet — explica Cavalcanti.
Mas quem não é tão adepto da tecnologia pode ficar tranquilo. O bom e velho papo com o gerente ainda deve durar algum tempo.— De forma geral, o crédito imobiliário é muito emocional. É o maior crédito da vida de uma pessoa. Então, o contrato tradicional ainda vai continuar — diz Romero Albuquerque

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