COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

domingo, 22 de janeiro de 2023

Mulher ianomâmi morre por desnutrição e associação pede o não uso de fotos

 

Crise no povo ianomâmi fez mais uma vítima. O Correio não divulgará a imagem da mulher morta em respeito à cultura da indígena -  (crédito:  Condisi-YY/Divulgação)
Crise no povo ianomâmi fez mais uma vítima. O Correio não divulgará a imagem da mulher morta em respeito à cultura da indígena - (crédito: Condisi-YY/Divulgação)

A Urihi Associação Yanomami usou, neste domingo (22/1), as redes sociais para anunciar o falecimento de uma senhora ianomâmi por desnutrição. A mulher tinha uma foto tirada pela própria entidade circulando pelas redes sociais. Em uma nota de esclarecimento, a associação também solicitou que parem o compartilhamento da imagem e retirem as publicações — em respeito à cultura da etnia.

A associação informou que a morte foi constatada durante uma visita à comunidade Kataroa, na última semana. “Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas”, explicaram.

Até o momento, há a estimativa, pelo Ministério da Saúde, de que no ano passado 99 crianças tenham morrido por desnutrição, diarreia, pneumonia, agressão não especificada, entre outros fatores.

Ainda não há a contabilidade do total de pessoas que vieram a óbito em Boa Vista e na região de Surucucu, que fica no município de Alto Alegre, ao Norte de Roraima. A pasta está levantando informações para fazer um diagnóstico da situação.

“Gostaríamos de pedir a todos que evitem a partir deste momento o compartilhamento da imagem dela, entendemos a importância de levar ao mundo a situação drástica, mas por questões culturais a sua imagem não poderá mais ser divulgada”, informaram na nota.

“Estamos vivenciando uma crise humanitária. É um momento triste, mas continuamos com toda força para que o povo Yanomami tenha sua dignidade de volta”, complementaram.

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/01/5068026-mulher-ianomami-morre-por-desnutricao-e-associacao-pede-o-nao-uso-de-fotos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário