
O falecimento do ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Henrique Abobreira, aconteceu nas seguintes circunstâncias.
Por volta das quatro horas da madrugada do último sábado (13), Abobreira começou a sentir dores no peito. De imediato, o genro dele, o cabo do Corpo de Bombeiros Antonio Fontes, foi acionado para socorrê-lo. A filha de Abobreira, Tatiana, foi a primeira a ligar para o SAMU às 4h24.
Conforme relato da família, a médica Cláudia Ward, do SAMU, foi informada que se tratava de um paciente renal crônico, mesmo assim, iniciou uma entrevista longa com perguntas desncessárias. Em nenhum momento a médica disse que não havia ambulância disponível.
O cabo bombeiro Fontes, que tem experiência em primeiros socorros por força da profissão, disse ter explicado de maneira minuciosa a situação do paciente. Trinta e quatro minutos depois da primeira ligação, Abobreira ainda apresentava sinais vitais, mas o SAMU não havia chegado. A filha foi obrigada a ligar novamente.
Da sede do SAMU no Malhado até o Pontal, onde o ex-vice-prefeito morava, 10 minutos são mais do que suficientes para a ambulância chegar. Pouquíssimos carros estão nas ruas no horário.
A ambulãncia chegou cerca de 50 minutos depois. Apesar das tentaivas de reanimação, o paciente já estava sem vida.
Abobreira tinha sim a saúde fragil, mas não há justificativa para a demora de 50 minutos do SAMU. Segundo familiares, a médica Cláudia Ward demorou para liberar a ambulância, numa demonstração de insensibilidade e falta de empatia. Há outras reclamações no Corpo de Bombeiros de Ilhéus sobre a conduta dessa médica.
Abobreira foi uma pessoa de grande generossidade e de espírito público elevado. Sempre foi solidário com o sofrimento alheio e não merecia o tratamento desumano do SAMU de Ilhéus. Aliás, ninguém merece!
Além da tristeza cortante devido ao falecimento, a família está profudamente decepciomada com o atendimento do SAMU.
Entramos em contato com o SAMU para tentar ouvir a médica Cláudia Ward. Fomos informados que ela estava em atendimento. Deixamos o nosso número de telefone, caso ela queira contar outra versão.
MATÉTRIA: https://blogdogusmao.com.br/2023/10/18/samu-de-ilheus-demorou-50-minutos-para-tentar-socorrer-abobreira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário