Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a tiros uma indígena da etnia pataxó e da tentativa de homicídio contra um cacique neste domingo (21), na zona rural do município de Itapetinga, no sudoeste do estado.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a situação aconteceu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero.
Segundo informações apuradas pela equipe da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, a situação aconteceu por causa de disputa de terras entre indígenas e fazendeiros
Ainda de acordo com a apuração da TV Santa Cruz, a fazenda estaria sendo ocupada por indígenas e neste domingo (21), cerca de 200 fazendeiros da região invadiram o local afirmando que a fazenda não pertence aos indígenas.
A indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como “Nega Pataxó”, morreu neste domingo (21) após confronto entre indígenas e fazendeiros que tentaram retomar terreno em Potiraguá, região Sul da Bahia. Ela recebeu atendimento no Hospital de Potiraguá. O cacique Naílton e um integrante do movimento Invasão Zero seguem internados.
Quatro armas de fogo encontradas com os fazendeiros foram apreendidas e encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O caso é investigado pela delegacia de Itapetinga e acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul).
G1/TIAGO BOTINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário