COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Turista paulista foi a vítima fatal do desabamento da Igreja de São Francisco

Uma turista de 26 anos, identificada como Giulia Panchoni Righetto, morreu e outras seis pessoas ficaram feridas depois que parte do teto da "igreja de ouro", desabou. O número foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).

--:--/--:--

Parte de teto de famosa 'igreja de ouro' do Centro Histórico de Salvador desaba

O acidente ocorreu por volta das 14h30, no templo da Ordem Primeira de São Francisco. Imagens feitas por testemunhas mostram os estragos pouco depois do desabamento. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, principalmente da madeira que cobria o telhado.

"Todo o espaço central da igreja cedeu. Possivelmente, alguma parte dessa cobertura se rompeu e, com o peso desse espaço superior do teto, a madeira veio abaixo, com o sobrepeso", afirmou Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.

Além da Defesa Civil, equipes da Polícia Civil também estão no local e policiais militares isolaram a área. Bombeiros seguem no local e até as 16h10, o corpo ainda não havia sido retirado.

"Já fizemos a varredura das outras áreas para verificar se tem mais alguma vítima, e não foi encontrada nenhuma", disse o coronel Adson Marchesine, comandante do Corpo de Bombeiros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta socorro aos feridos no Centro Histórico. Todos tiveram ferimentos leves.

Problemas na igreja

Parte de teto de igreja de ouro desaba em Salvador — Foto: Reprodução

Parte de teto de igreja de ouro desaba em Salvador — Foto: Reprodução

Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, a igreja já enfrentava problemas estruturais há anos.

Com interior revestido em ouro, o templo fundado no início do século 18 foi tombado como patrimônio material do Brasil, porém, o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir a proteção ao espaço, não impediu a construção de atingir uma situação degradante.

Durante uma visita realizada em 2023, o g1 observou que o local estava com pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado em vários pontos – o que dificultava a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

No mesmo ano, um dos pátios da Igreja de São Francisco foi parcialmente fechado porque já havia risco de queda do pináculo direito. A estrutura, uma cúpula de metal que pesa cerca de uma tonelada e meia, chegou a ser removido, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador  — Foto: Itana Alencar/g1

Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador — Foto: Itana Alencar/g1

G1BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA