Nesta quarta-feira (29), o município de Itabuna, no sul da Bahia, recebeu a quarta reunião da Caravana do Pacto pela Vida (PPV) no interior do estado. O governador Rui Costa se reuniu com representantes de órgãos e entidades da segurança pública estaduais, além de autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo, para articular ações integradas destinadas à redução dos índices de violência e medidas de prevenção social para a população vulnerável. A caravana começou em Feira de Santana e já passou também por Vitória da Conquista (sudoeste) e Eunápolis (extremo sul).
"A reunião do Pacto pela Vida sempre acontecia uma vez por mês, em Salvador. Mas nós resolvemos levar essa reunião a todas as regiões do estado. Estamos promovendo a caravana pela vida e pela paz. Estão aqui representados todos os poderes do Estado da Bahia. Os juízes, os promotores, os defensores, os delegados e os oficiais da PM sugeriram melhorias para os sistemas judicial e de segurança pública. Várias medidas foram anotadas e iremos encaminhar algumas delas já em curto prazo, a exemplo da instalação da Ronda Maria da Penha, para cuidar dos casos de violência doméstica. No prazo de 30 dias, nós vamos instalar a Ronda aqui em Itabuna", anunciou o governador.
De acordo com Rui, outras sugestões foram a "implantação das vídeo audiências judiciais, sem precisar do descolocamento do preso, e também a casa de acolhimento de menor em conflito com a lei, que vamos buscar uma alternativa aqui para a região". Na reunião, ele destacou ainda o papel da família no combate à violência. "Este ator é fundamental para uma sociedade de paz. Quero renovar o pedido para que os pais, mães, avôs, avós e tios tragam as crianças e jovens para perto, com muito carinho, acolhimento e afeto, para não permitir que eles sejam capturados pelo mundo do crime".
A caravana reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em Itabuna
(Foto: Manu Dias/GOVBA)
Também presente na reunião, o secretário da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, comentou que além de ações ostensivas de segurança, o PPV tem foco em ações sociais como ferramenta de combate à criminalidade. "Hoje temos alunos matriculados em diversos cursos técnicos, através da Rede Estadual de Educação Profissional. Uma outra ação, o Primeiro Emprego, possibilita que esses alunos tenham acesso a oportunidades de trabalho garantidas. São ações com objetivo de facilitar a educação para que nossos jovens possam buscar novos caminhos".
Novas viaturas
Ainda nesta quarta (29), em Itabuna, o governador realizou a entrega de viaturas para unidades das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros de municípios da região. Um total de 16 viaturas foi destinado à Polícia Civil de Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Maraú, Ubaitaba, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe e Iguaí. Foram entregues outras 20 viaturas para as unidades da Polícia Militar dos municípios de Itabuna Ilhéus Camacã, e Itacaré e Ibicaraí. Enquanto os 4º e o 5º Grupamentos de Bombeiros Militares receberam dois desencarceradores, dois veículos e dois notebooks para controle das operações.
Entre 2015 e 2017, o Governo da Bahia já entregou mais de 1,6 mil viaturas para as polícias Civil e Militar, totalizando um investimento de R$ 201 milhões. Outras 480 viaturas ainda estão sendo entregues em todo o estado. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o investimento potencializa as ações de redução nos índices de violência no estado.
"É importante destacar o esforço do Governo da Bahia na aquisição de viaturas e também na contratação de novos servidores. Foram 1,4 mil policiais militares contratados no ano passado, além da autorização do governador para o concurso de seleção de mais 2 mil policiais militares. O Governo tem investido ainda na área de tecnologia e monitoramento. Tudo isso para a melhoria na segurança pública e avanço no combate à criminalidade", afirmou Barbosa.
Repórter: Tácio Santos
Boa tarde.
ResponderExcluirVenho relatar um caso curioso que está acontecendo no condomonio Morada
do Porto, um Senhor por nome Idalicio vulgo coronel, está alugado diversas apar-
tamento para colocar ponto comercial. o citado Senhor já alugou dois apartamentos
e está em vias de alugar mais dois. onde um será usado como deposito de cerveja é outra para mais uma
de suas mercearias. Peço se possivel alguem da caixa venha averiguar, pois os apartamentos foram destinados
para moradias, e não para servir como comercia.
OBS. O citado senhor reside em um dos apartamentos e os outras estão sendo usados só para fins comercias.
Isto pode?