Ansiedade é um sentimento caracterizado por medo, apreensão, tensão ou desconforto decorrente de antecipação de um perigo, de algo desconhecido ou estranho.
A nutricionista, Inessa Vasconcelos, destaca que, o comportamento alimentar provém da interação entre os estados, fisiológico, psicológico e das condições ambientais em que o sujeito se encontra. Quando ocorrem alterações destes estados e condições, por consequência, ocorrem também alterações no nível do comportamento alimentar.
E, ao considerar por essa perspectiva, é importante enfatizar que nessa fase de isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus, faz-se necessário manter a saúde física e mental.
Na concepção da profissional, é comum, em uma situação de elevada ansiedade, que muitos recorram à comida como forma de compensar o estado emocional, e assim lidar com as emoções, sendo este comportamento, um mecanismo compensatório.
Inessa Vasconcelos | Nutricionista Clínica Funcional
Contudo, em alguns casos, tais indivíduos não devem ser considerados “viciados em comida”, eis que apenas utilizam-na como forma de lidar com as suas emoções. Este tipo de comportamento não é avaliado como errado ou normal, somente é um mecanismo de compensação.
No entanto, pode ser considerado como um comportamento patológico quando demasiadamente recidivo, considerando-se que soluciona o estado emocional.
Saber como controlar a ansiedade por comida não é tarefa simples nestes momentos, quando gostaríamos de poder saborear algo que nos desse uma sensação momentânea de praze
Nenhum comentário:
Postar um comentário