O Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA) emitiu uma nota na noite desta sexta-feira, 22, informando surpresa com o anúncio feito pela Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado sobre a antecipação de feriados entre a segunda-feira, 25, e a sexta-feira, 29.
De acordo com a nota, o sindicato buscou o posicionamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), que orientou o funcionamento das unidades bancárias nos dias dos feriados antecipados. O SBBA criticou a orientação e citou que é um momento em que os bancários não poderão descansar. "É válido dizer que os empregados já estão trabalhando sobrecarregados durante a pandemia", escreveu.
O presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos, entrou em contato com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em busca do não funcionamento das agências bancárias. "Já orientamos o nosso Jurídico a estudar o caso para uma eventual ação na Justiça, visando obter uma liminar para suspender o funcionamento das agências durante o feriado antecipado. Caso não tenhamos uma decisão a tempo, cobramos que os bancos não incluam essas horas trabalhadas em banco de horas", afirmou Vasconcelos.
O sindicato também informou que entrou em contato com as superintendências da Caixa na Bahia, que afirmaram que as horas trabalhadas nos dias de feriados antecipados serão computadas como horas extras.
Reunião com a Fenaban
Neste sábado, 23, o sindicato irá se reunir com o Fenaban para tratar sobre o funcionamento das agências durante os feriados antecipados. O SBBA cobra o fechamento das agências neste dia para que os profissionais descansem.
ATARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário