Acorda Cidade
O detento do Conjunto Penal de Feira de Santana, Cristiano Silva Sobral, 26 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (21), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após ser espancado na unidade penal. Ele é o terceiro preso morto dentro presídio de Feira neste ano, e o segundo neste mês.
Segundo o diretor do conjunto penal, Capitão Allan Araújo, o caso já está sendo apurado e os envolvidos serão punidos.
“A criminalidade extramuros, implacavelmente, influência na criminalidade intramuros que observamos aqui dentro do Conjunto Penal de Feira de Santana e vice-versa. Cristiano, supostamente, teria envolvimento com um crime que foi desvendado pela Polícia Civil, na quinta-feira (20), e talvez por consequência, é claro que isto está em investigação, ele tenha sido agredido, vindo a óbito no Hospital Clériston Andrade. É um fato que está sendo apurado. Ele era envolvido com grupos criminosos que vão de encontro a outros grupos que existem aqui na cidade. Cristiano estava há mais de um ano aqui na unidade, foi preso pelo crime de tráfico de drogas e acabou sendo envolvido nessas agressões no interior do pavilhão. Nos resta agora fazer a apuração devida e punir aqueles que participaram das agressões”, informou o diretor ao Acorda Cidade.
Segundo ele, a agressão começou na área externa do presídio, no pátio, e continuou na cela, onde o espancamento foi concluído. Entre as medidas a serem tomadas está a possibilidade de transferências de presos para outras unidades, além de punições como regressão de pena e o indiciamento por mais crime.
O Conjunto Penal de Feira de Santana é a maior unidade penal da Bahia. Com 1.700 presos atualmente, os conflitos são diários, segundo o diretor. Ele destacou que todos os esforços são adotados para controlar esses conflitos e preservarem a integridade física de internos e servidores.
Outros casos neste ano
O presidiário José Adenildo Ferreira da Silva, 33 anos, morreu por volta das 15h10 no Hospital Geral Clériston Andrade no dia 09 de agosto de 2020, após ter sido agredido fisicamente durante o banho de sol, no Conjunto Penal de Feira de Santana. O preso apresentava hematomas extensos e pequenas escoriações pelo tórax, foi socorrido para o hospital, mas não resistiu (Saiba mais aqui).
No dia 21 de março, deste ano, Naelson de Jesus Ribeiro, o Dingo, 24 anos, morreu enforcado em uma das celas que dividia com outros dez presos no pavilhão 6. Ele era um detento do regime semiaberto e estava preso desde setembro de 2016, apontado por várias mulheres como autor de estupros. (Saiba mais aqui)
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário