O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, decretou, nesta terça-feira, 11, situação de emergência na zona norte de Ilhéus, especificamente nos bairros São Miguel e São Domingos, severamente atingidos pelo avanço do mar. A medida, segundo o gestor, tem por objetivo garantir, de forma rápida, eficiente e segura, toda a assistência às pessoas afetadas pelo problema.
Na região, o mar avançou por causa da construção do Porto do Malhado. A água já atinge, na altura do São Domingos, a BA 001, responsável pela ligação entre Ilhéus e Itacaré, tendo destruído parte da estrada. O decreto de emergência se enquadra nos parâmetros exigidos pela Coordenação Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, no que diz respeito à erosão marítima. Parecer da Defesa Civil Municipal, no qual relata as consequências do desastre e os riscos à população local, foi favorável à medida.
Entre as providências previstas no decreto, está a mobilização de todos os setores do município para atuar, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e na reabilitação e reconstrução dos locais atingidos. Da mesma forma, fica autorizada a convocação de voluntários para auxiliar nos trabalhos, além de agentes públicos adentrarem em residências para prestar socorro e realizar a evacuação de imóveis identificados como em situação de risco. SECOM IOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário