Quase 150 candidatos a prefeito mais votados em todo o país podem acabar não conseguindo tomar posse da Prefeitura de suas cidades. Isso porque eles tiveram registros indeferidos e apresentaram recursos que ainda não foram analisados pela Justiça Eleitoral. Desses, 12 casos estão na Bahia.
As cidades baianas nas quais os candidatos mais votados ainda lutam na justiça são Camamu, Correntina, Iramaia, Iraquara, Itabuna, Jeremoabo, Lençóis, Rio de Contas, Santa Cruz da Vitória, Sapeaçu, Sítio do Mato e Uruçuca. Caso venham a ter os registros deferidos pelo TRE-BA, os votos atribuídos aos candidatos mais votados nesses municípios serão validados.
Se não conseguirem vitória nos tribunais, os votos atribuídos aos primeiros colocados serão anulados.Tal fato pode ensejar nova eleição. Em coletiva de imprensa, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse que essa situação é resultado da diminuição do tempo de campanha de três meses para 45 dias. “Esse tempo reduzido, que também se aplicou ao registro, acabou por ocasionar essa situação”, disse.
Kdarlaomer José dos Santos (Dadau), ex-diretor do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, faleceu na noite desta segunda-feira (31), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. De acordo com informações de amigos próximos, Dadau sofreu infecção generalizada em decorrência de complicações na vesícula.
Dadau trabalhou na Prefeitura de Itabuna na gestão do ex-prefeito Geraldo Simões, de quem se tornou aliado, e chegou a dirigir o presídio ilheense, em 2012. Ultimamente, trabalhava na iniciativa privada, como farmacêutico da rede Drogaria São Paulo, em Itabuna.
O corpo de Dadau será velado no SAF. O enterro está marcado para as 16 horas desta terça
Nos bastidores, o prefeito eleito Mário Alexandre vem realizando importantes movimentos que alteram de forma significativa o mover das peças do complexo tabuleiro do xadrez político ilheense. Em um desses movimentos, Mário já informou á Néo Bastos Kruschewsky que ele integrará a equipe que governará Ilhéus a partir de 1 de janeiro de 2017. Os dois ficaram de ter uma conversa para oficializar a decisão após o dia 10 de novembro, quando o prefeito eleito iniciará de forma concreta a formação de sua equipe de governo.
A iniciativa de informar á Néo Bastos que ele integraria a equipe de governo partiu de Mário Alexandre, e o fato ocorreu após uma conversa entre Mário e o vice prefeito eleito José Nazal Pacheco Soub, da Rede Sustentabilidade. Nessa conversa, os dois dialogaram sobre a urgente necessidade de inserir na agenda da nova gestão ações que garantam a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento de políticas públicas para a juventude e o fomento ao esporte.
O Nome de Néo Bastos, então, foi lembrando. O novo governo pretente fortalecer o esporte e criar a secretaria de esportes, que produziria ações ligadas á saúde, ao turismo e ao meio ambiente, fazendo do esporte um elemento fundamental para o desenvolvimento de múltiplas ações, uma espécie de base para o desenvolvimento social. Conhecido como “O Catedrático”, em função de seu notório conhecimento no que tange ao esporte local, e popular em função de conduzir o programa esportivo da Gabriela FM, um dos mais ouvidos da região cacaueira, Néo é filiado ao PSD e se tornou suplente após obter um excelente resultado nas últimas eleições, nas quais faltou pouco para conquistar uma vaga na camara de vereadores.
Néo, que possui vasta experiencia, já deu sinais de que aceitará o convite e passará a ser o timoneiro do esporte ilheense. Seu nome é bem avaliado pela sociedade ilheense, possui prestígio na imprensa e no meio esportivo, e tem sido avaliado internamente por Mário e Nazal como capaz de fortalecer o esporte e agregar valor á nova gestão.
Numa nota encaminhada ao PIMENTA, o banco informa que está colaborando com as investigações desde o início. A instituição financeira disse ter adotado “todas as providências” cabíveis, a exemplo de processo disciplinar e apuração de responsabilidades, além de ter aplicado sanções internas contra o funcionário, hoje lotado em uma agência de São Paulo.
A nota enviada pela Caixa Econômica foi uma reação ao que disse Gerson Bernardo em contato com o PIMENTA. O ex-gerente disse ter cumprido a punição (de afastamento) e foi promovido em julho deste ano. O site enviou à Caixa perguntas relacionadas às operações, a Bernardo e aos outros seis envolvidos, dentre eles o líder Paulo Henrico dos Santos, o Kiko. Após dois dias, a assessoria de comunicação do banco em Brasília preferiu não responder aos questionamentos
Um estudo comprova: beber cerveja diariamente traz benefícios à saúde. E a lista é grande, segundo um levantamento feito na Espanha comprovou que que tomar uma caneca da bebida por dia combate diabetes, evita ganho de peso e previne contra hipertensão.
O estudo foi realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos, e indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. A pesquisa foi feita em parceria entre a Universidade de Barcelona, o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri.
"Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral", destaca a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pelo estudo. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.Os especialistas afirmam também que a cerveja não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal. A culpa, na verdade, seria dos aperitivos gordurosos, como salgadinhos e frituras, que grande parte das pessoas consome junto à bebida. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares. IBAHIA
O jogador de futebol Ubaldo Suzart Gomes Júnior, 20 anos, foi morto a tiros, por volta das 3h na madrugada deste domingo (30), em Ponto Central, povoado de Santa Cruz Cabrália, que fica no Extremo-Sul da Bahia. Não há informações sobre o suspeito.
De acordo com informações da polícia de Eunápolis, Ubaldo tinha sido chamado para uma festa, que acontecia na Praça Santo Antônio, no povoado, quando ocorreu uma briga. O jogador teria tentado separar uma briga quando atingido pelos disparos de arma de fogo e morreu no local. Não há informações sobre a motivação da briga e nem dos envolvidos.
(Foto: Reprodução/Facebook)
O jogador, que é natural de Eunápolis, também no Extremo-Sul do estado, é filho do vereador Ubaldo Suzart, do PSD de Eunápolis. Ele era conhecido como Ubaldinho e começou a carreira no esporte na divisão de base do Bahia. No decorrer da carreira, chegou a atuar como jogador em outros estados. O velório está sendo realizado neste domingo, no distrito de Mundo Novo e o enterro deve acontecer na segunda-feira (31).
Pedro Silva Carneiro de 9 meses, morreu neste sábado, 29 de outubro, em Prado.
Segundo informações, Pedro estava no banco trás do carro, ele e seus pais saiam da Praia da Paixão sentido centro de Prado, quando a criança conseguiu abrir a porta do carro e caiu.
Ele chegou a ser socorrido e levado para a UPA de Prado, mas já chegou na unidade sem vida.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para exames de necropsia.
O caso foi registrado na 8 Coopin. A Polícia Civil investiga responsabilidade do acidente, já que o bebê estava no banco de trás sem a cadeirinha exigida por lei.
Eliana Amaral foi surpreendida pelo vazamento de um vídeo íntimo seu na tarde de domingo, 30. Ela acusa o ex-noivo de vazar o material.
"Realmente sou eu e meu ex noivo no vídeo. Infelizmente tive minha intimidade violada e um vídeo íntimo entre mim e ele exposto. Lamento que tenha partido dele esse vazamento já que os momentos compartilhados por um casal são de responsabilidade apenas dos mesmos. Por tudo que tenho passado referente ao término desse relacionamento, não fiquei surpresa com essa atitude dele, aliás, nada mais me surpreende, na nossa primeira noite ele tirou fotos minhas dormindo e mandou para os amigos e grupos! Vamos ver até onde isso vai chegar, infelizmente eu cada dia mais machucada... Estou cansada disso tudo!", desabafou.
Não foi no GP do México deste domingo que foi decidido o título da temporada 2016 da Fórmula 1. Para levar a taça com duas corridas de antecipação, Nico Rosberg precisava vencer e torcer para seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, não passar da 10ª colocação. Mas o britânico entrou no Autódromo Hermanos Rodriguez determinado a levar a disputa adiante. Largou da pole position e não deu chances para ninguém, vencendo pela oitava vez no ano e pela 51ª vez na carreira, igualando o tetracampeão Alain Prost como segundo maior vencedor da história da categoria.
Correndo com o regulamento debaixo do braço, Rosberg evitou riscos ao longo da prova e cruzou em segundo. Com o resultado, o alemão chegou aos 349 pontos, 19 a mais que Hamilton (330), e pode ser campeão caso vença o GP do Brasil, no dia 13 de novembro, independentemente da posição do inglês. Caso não consiga a vitória em Interlagos, Nico dependerá de uma combinação de resultados. Veja lista abaixo.
Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Sebastian Vettel no pódio do GP do México (Foto: Getty Images)
Para ser campeão no Brasil, Rosberg precisa:
- vencer - chegar em 2º e Hamilton, em 5º - chegar em 3º e Hamilton, em 6º - chegar em 4º e Hamilton, em 8º - chegar em 5º e Hamilton, em 9º - chegar em 6º e Hamilton, em 10º
Com 70% das urnas apuradas, o radialista Herzem Gusmão Pereira, da coligação “Uma Conquista Melhor”, é o novo prefeito de Vitória da Conquista. O deputado estadual José Raimundo Fontes, que já foi prefeito, foi o concorrente de Herzem nesta segundo turno das Eleições 2016 realizada neste domingo (30).
Apartamento com 3/4 e área de 235 m², com armários, ar nas duas suítes, armários em todos os quartos, cozinha planejada, bancadas nos banheiros, dependência de empregada, banheiro na área do Garden. Localizado na Avenida Lomanto Júnior, bairro do Pontal. Possui 3 vagas de garagem.
Disponível para locação imediata. Valor sem taxa de condomínio, com flexibilidade na negociação.
APARTAMENTO COM EXCELENTE LOCALIZAÇÃO NA PASSARELA DO DO ÁLCOOL NO PONTAL. SÃO 3/4, UM É SUÍTE, GARAGEM, SALA COM DOIS AMBIENTES, VARANDA, COZINHA E ÁREA DE SERVIÇO. OBS: IMÓVEL PASSANDO POR REFORMA PARA TROCA DE PISO E PINTURA. COUTINHO NETO CRECI - 19791 73-98877-5209
Uma aposta do estado de Minas Gerais acertou as seis dezenas do concurso 1.871 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (29). O sorteio ocorreu em Teresina (PI).
O ganhador é da cidade de Varginha, no Sul de Minas Gerais, e faturou R$ 76.548.193,31.
O Bahia venceu o Ceará por 3 a 1 na Arena Fonte Nova neste sábado (29) e segue firme na briga para entrar no G-4 da Série B. Mas foi com dificuldade e com susto na torcida tricolor. Pouco criativo no primeiro tempo, o Esquadrão desceu para o vestiário perdendo por 1 a 0, gol marcado pelo meia Lelê.
Após ouvir a bronca do técnico Guto Ferreira, que por estar suspenso não pode ficar no banco de reservas, o time voltou embalado para buscar o prejuízo. Deu certo. Principalmente após a entrada de Régis no lugar de Renato Cajá. O armador incendiou a partida.
Da perna esquerda dele saiu o cruzamento para o gol de empate, marcado aos 19’ por Edigar Júnio. Menos de 10 minutos depois, o canhoto virou o placar após bela trama de ataque. Os números finais da partida vieram os 36’ com gol contra do volante Diego Felipe, que bateu por cima do adiantado goleiro Éverson.
O resultado colocou o Bahia em 5º lugar com 53 pontos – 1 a menos que o Náutico, primeiro time dentro da zona de classificação. Seu próximo adversário será o Vila Nova, na próxima sexta-feira (4) no Serra Dourada.
Já o Ceará caiu para a 9ª colocação com 47 pontos e terá que juntar os cacos para manter a esperança do acesso em jogo contra o Tupi, que briga contra o rebaixamento. O jogo será no próximo sábado (5) no Castelão.
Punições mais severas a motoristas infratores começam a ser aplicadas na próxima terça-feira em todo o Brasil. As multas sofreram reajustes que variam de 52% a 244%. Alguns dos maiores penalizados serão aqueles que forem flagrados usando aparelhos celulares ou dirigindo sob efeito de álcool. As alterações são as maiores desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. A multa por falar ou usar aplicativos de celular mais do que triplica: passa de R$ 85,13 para R$ 293,47, reclassificada de média para gravíssima.
A expectativa é de mudança do hábito cada vez mais comum, comprovado pelo aumento de 43,3% nos registros do Detran-SP nos últimos cinco anos. "Com certeza vai ajudar, porque o bolso é o que mais pesa na tomada de decisão do motorista", acredita Paulo Bacaltchuck, consultor e professor de Engenharia de Tráfego da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Para quem se recusar a fazer o teste do bafômetro a penalização aumenta de R$ 1.915,40 para R$ 2.934,70. Também é criada uma infração específica para a recusa do exame - que, na avaliação de Mauricio Januzzi Santos, presidente da Comissão de Direito Viário da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), abrirá brecha para ainda mais contestações judiciais.
"É inconstitucional desde a alteração anterior, porque vai contra o princípio de presunção de inocência."Já para Bacaltchuck, a maior rigidez contra o álcool alinha a legislação brasileira com as de vários países desenvolvidos, que nem ao menos permitem a negativa ao exame. "Tem de ter tolerância zero mesmo. O álcool é uma das causas determinantes de acidentes, como o excesso de velocidade", defende o professor.
Outra mudança é no tempo mínimo de suspensão do direito de dirigir, quando o condutor atinge 20 pontos na CNH, que aumenta de um para seis meses. Além disso, haverá mais rigidez com aqueles que usarem irregularmente vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos em estacionamentos, até privados. A multa passa de grave a gravíssima, de R$ 127,69 para R$ 293,47.Embora os reajustes venham em período de crise econômica, o argumento do governo foi o período de 19 anos sem aumento das multas. A Lei 13.281/2016 foi sancionada por Dilma Rousseff em maio deste ano, dias antes de seu afastamento da Presidência. Alguns itens previstos, como um sistema eletrônico para substituir notificações pelos Correios, ainda devem demorar a ser implementados.
Apartamento com 3/4, suíte, varanda, armários, ar split, nascente, vista para o mar, localizado na Ceplus no CONDOMÍNIO PRAIAS DO ATLÂNTICO. Oferece piscina, quadra, parque infantil, mirante, acadêmia, salão de festas, portaria 24 hs. IMÓVEL SEM MÓVEIS E COM TAXA DE CONDOMÍNIO INCLUÍDA. COUTINHO NETO - CRECI 19791 VISITAS - 73-98877-5209 - WHATS OU 99120-7942 - TIM
Como parte de um projeto de restauração, pesquisadores removeram pela primeira vez em séculos uma placa de mármore na mais interna câmara da tumba onde, segundo a tradição cristão, Jesus Cristo teria sido enterrado. Trata-se de um esforço para alcançar a superfície original onde o corpo de Jesus teria sido colocado, que está selado pelo menos desde 1.555. As informações são do jornal O Globo.
Foto: AP
Segundo a publicação, até então, historiadores acreditavam que a caverna original, identificada alguns séculos após a morte de Jesus como o túmulo do salvador para os cristãos, teria sido destruída com o tempo. Mas agora arqueólogos que acompanham as equipes de restauração dizem que testes com radares de penetração determinaram que as paredes da caverna estão de pé, a seis metros de profundidade e conectadas com o chão de pedra, embaixo de painéis de mármore no centro da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém.
“O que foi encontrado é surpreendente"disse o arqueólogo da “National Geographic” Fredrik Hiebert, em entrevista à Associated Press.
De acordo com a crença cristã, o corpo de Jesus Cristo foi colocado numa “cama funerária”, algo como uma prateleira escavada na parede lateral de uma caverna calcária, após a sua crucificação pelos romanos, por volta do ano 30 ou 33 d.C. De acordo com a tradição, um grupo de mulheres foi ungir o corpo três dias após o enterro, e o corpo não estava mais lá, pois Jesus havia ressuscitado.
Dados históricos indicam que o local está selado pelas placas de mármore pelo menos desde 1.555, mas provavelmente o revestimento foi colocado séculos antes.
A cobertura de mármore foi puxada para trás, e nós fomos surpreendidos pela quantidade de material de preenchimento abaixo dela — disse Hiebert. — Será uma longa análise científica, mas finalmente seremos capazes de ver a superfície de pedra original onde, segundo a tradição, o corpo de Cristo foi colocado.
Abaixo do material de preenchimento, os cientistas revelaram algo inesperado: outra placa de mármore. Segundo Hiebert, esta segunda laje, cinza e com a gravura de uma pequena cruz, deve ter sido colocada no século XII. A peça está rachada ao meio e possui uma camada esbranquiçada na parte de baixo.
Por meio de nota enviado à imprensa, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de mau tempo no litoral baiano para o final de semana. Conforme a Marinha, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) prevê ondas de até três metros e meio na área marítima compreendida entre Caravelas, no sul do estado, e Salvador.
A nota informa ainda que o aviso é válido para o período entre as 15h de sábado (29) e 21h de domingo (30). A Capitania dos Portos da Bahia e as Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e em Porto Seguro recomendam atenção aos navegantes, destacando a necessidade de precaução.
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de novembro será a amarela, com custo de R$ 1,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida se deve às condições hidrológicas menos favoráveis, o que determinou o acionamento de usinas termelétricas, mais caras.
Desde abril deste ano, a bandeira tarifária estava verde, ou seja, não havia custo extra para os consumidores. No ano passado, todos os meses tiveram bandeira vermelha, primeiramente com cobrança adicional de R$ 4,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e, depois, com a bandeira vermelha patamar 1, que significa acréscimo de R$ 3 a cada 100 kWh.
O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado em janeiro de 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, mai cara do que a energia de hidrelétricas.
A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia elétrica em função das condições de geração de eletricidade. Por exemplo, quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país.