COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO
CARMEM COUTINHO
PEDRO AUGUSTO
ACESSE NO SITE
PLANAF
sexta-feira, 30 de abril de 2021
Tragédia em Ilhéus;
Duplo homicídio na feira do São Caetano
ALUGO APARTAMENTO MOBILIADO COM 2/4 NO VOG TORRES DO SUL EM ILHÉUS
Após melhora, Coronel Barreto teve tubo removido
Ilhéus: Homem flagrado dando socos em namorada é denunciado novamente por ameaçar outra ex
Após uma jovem de 24 anos desistir de dar prosseguimento à denúncia contra Carlos Samuel Freitas Costa Filho, que já responde a uma ação penal ao ser flagrado desferindo 11 socos na ex-namorada, em Ilhéus, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) concluiu que a mulher foi coagida a interromper o procedimento. A denúncia foi acessada na íntegra pelo BNews, nesta sexta-feira (30).
Desde forma, o promotor de Justiça José Botelho Almeida Neto ofereceu, em 16 de abril, denúncia contra Carlos Samuel, que foi aceita uma semana depois, pela juíza Emanuelle Vitae Leite Armede, da 1ª Vara Criminal de Ilhéus,q que deu dez dias para o denunciado apresentar defesa por escrito nos autos do processo.
O caso da desistência foi contado, com exclusividade, pelo BNews, no ano passado, quando a jovem, 16 de outubro, ao prestar depoimento, comunicou que havia desistido de dar prosseguimento às denúncias, ainda na fase de inquérito.
De acordo com ocorrência lavrada em 19 de março na DEAM de Ilhéus, Carlos Samuel e a suposta vítima tiveram um relacionamento de quatro meses durante o ano de 2019, mas, após o término, o réu voltou a procurar a ex por meio de mensagens de Whatsapp e, segundo o MP-BA, a teria ameaçado fisicamente de agressão.
À época, o promotor Maurício Pessoa Gondim de Matos enviou petição à 2ª Vara Criminal de Ilhéus para solicitar o arquivamento das peças processuais e o encerramento do feito, em razão da desistência da vítima. No entanto, após a conclusão do inquérito, com a realização de diligências complementares, o MP-BA constatou, ao ouvir testemunhas, que a jovem teria sido, na verdade, coagida pelo próprio acusado a encerrar a denúncia.
Desta forma, para o promotor José Botelho Almeida Neto, acatar a renúncia seria compactuar com uma provável intimidação da vítima. Ainda de acordo com ele, a desistência aconteceu apenas após vir à tona, em rede nacional, o caso envolvendo Samuel e outra ex-namorada, em que ele foi flagrado desferindo socos no rosto da mulher, o que levou à decretação da prisão preventiva dele.
“Não obstante, os predicados pessoais de Carlos Samuel não lhe favorecem, já que o evento delitivo não foi um caso isolado em sua vida”, disse o promotor, ao listar outros três casos de agressão à ex-namoradas, bem como o episódio de agressão e ameaça à própria mãe. Atualmente, em razão da agressão noticiada em rede nacional, Carlos Samuel está cumprindo prisão preventiva em Ilhéus.
POR: BNEWS
VENDO LINDA CASA NO CENTRO DE ILHÉUS. SUPER OPORTUNIDADE
CLASSIFICADOS - VENDO APARTAMENTO COM 3/4 NA ZONA SUL EM ILHÉUS. PERFEITO!
73-99129-7942 - WhatsApp
Vídeos: Agência Bancária no Largo do Tanque em Salvador é explodida; homem é feito refém
A ação de suspeitos aterrorizou moradores da região do Largo do Tanque, em Salvador, na madrugada desta sexta-feira (30), após uma agência bancária da Caixa Econômica Federal ser explodida por volta de 03h. Um homem, residente da localidade, foi feito refém pelos acusados, imagens recebidas pelo BNews mostram ele caminhando na rua sob a mira de uma arma de fogo e o barulho de muitos tiros.
Com a ocorrência, sobe para 20 o número de agências explodidas esse ano na Bahia. Dessa vez, a unidade bancária, que fica dentro de um centro comercial gradeado, teve a estrutura de ferro derrubada pelos suspeitos, eles chegaram ao local com cinco carros.
As ruas adjacentes ao crime foram cerceadas por veículos e pessoas, que até o momento, não tiveram a identidade revelada e se tinham participação no crime. O refém, um morador da localidade, estava passando pela rua no momento do assalto e foi abordado; até o momento não há informações sobre o paradeiro dele.
Testemunhas ouviram, ao menos, três explosões e não se sabe a quantia exata que foi levada pelos suspeitos, no local, munições, inclusive de fuzil, foram encontradas na pista.
Equipes da Polícia Militar isolaram a área para a perícia realizar levantamento das informações para iniciar as investigações.
Assista:
Pedras de Una: Primo de vereador morre afogado
Na tarde desta quinta-feira (29), por volta das 16h, o jovem identificado apenas por Tiago, 29 anos, primo do vereador Dilsinho foi vítima de afogamento no Distrito de Pedras de Una.
De acordo informações, Tiago estava alcoolizado e decidiu pular do cais para tomar banho, e acabou se afogando. Ele ainda chegou a ser retirado do rio por populares que tentaram reanima-lo, mas, sem sucesso.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus foi acionado e fez a remoção do corpo, para realização de perícia.
UNA NEWS
Belmonte: Noite de terror com tiros; grupos rivais se enfrentaram
A noite da última quinta-feira (22), foi marcada por troca de tiros na cidade de Belmonte no Sul da Bahia.
Eram por volta das 21:00h, quando um homem identidade como Valdo ou “Negão Cotó” caminhava pela Avenida Tamandaré no bairro da Biela, segundo informações, em um determinado momento Valdo teria sido surpreendido por bandidos armados que tentaram tirar a sua vida.
A Polícia Militar (PM) foi acionada, mas os bandidos conseguiram fugir. Valdo foi socorrido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao Hospital do Município. Momentos mais tarde, estampidos oriundos de arma de fogo voltaram a ser ouvidos pelos belmontenses.
Desta vez, ainda segundo informações, dois grupos rivais se enfrentaram no bairro São Benedito, a troca de tiros resultou em um homem atingido no abdômen, “Pintinho” como é chamado também foi socorrido ao Hospital Municipal Dr. José da Costa Pinto Dantas.
Ainda conforme informações, o Hospital permaneceu sob escolta policial para evitar ataques de bandidos aos feridos que estavam no local. O policiamento ostensivo em Belmonte tem sido reforçado nos últimos dias para coibir a criminalidade.
Fonte: Costa Sul Fm
CLASSIFICADOS - CASA IMPECÁVEL À VENDA NO CENTRO DE ILHÉUS
Vendo casa individual impecável no centro de Ilhéus, ótima localização, imóvel reformado, arejado, muito bem ilumindado e super amplo.
Distribuída em três pavimentos, com linda vista de Ilhéus.
Garagem, salas amplas, três suítes, lavabo, Wc social, cozinha americana, terraço, área para espaço grilled muito mais.
----------------
FINANCIA.
----------------
CONSULTE VALOR.
Agende já uma visita e faça o melhor negócio de sua vida!!!
----------------------
CONTATOS:
73-99120-7942 – Whats.
COUTINHO NETO
CRECI – 19791
---------------------
73-98852-7167 – Whats.
CARMEM COUTINHO
CRECI - 24102
CLASSIFICADOS - APARTAMENTO 2/4 MOBILIADO PARA LOCAÇÃO NA PRAIA DOS MILIONÁRIOS EM ILHÉUS
LOCALIZADO NA PRAIA DOS MILIONÁRIOS, ZONA SUL DE ILHÉUS.
AGENDAMENTO:
73-99120-7942 - WHATS.
COUTINHO NETO
CRECI - 19791
---------------------------
73-98852-7167 - WHATS.
CARMEM COUTINHO
CRECI - 24102
IGP-M a 30%: Por que especialistas recomendam trocar índice que reajusta aluguel
O IGP-M, índice de inflação calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1,5% só em abril e, em 12 meses, já acumula 32%. É a segunda maior alta desde o fim da hiperinflação, com a implantação do Plano Real, em 1994.
É o quadruplo da inflação geral ao consumidor, medida pelo IPCA, indicador oficial de preços do país do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, ela acumula 6%.
A diferença abissal acontece porque, enquanto o IPCA considera apenas os preços aplicados em locais usados diretamente pelo consumidor final, como supermercados, postos de gasolina e salões de beleza, o IGP-M considera também itens industriais e agropecuários.
O resultado é uma notícia especialmente ruim para inquilinos de imóveis tanto residenciais quanto comerciais, já que o IGP-M é o principal indexador usado para corrigir anualmente o valor dos aluguéis. Aluguéis de escritórios, mensalidades de cursos e academias e contratos entre indústria e fornecedores são outros que também utilizam largamente o índice da FGV nos contratos.
Isso significa que, sim, quem tem contrato perto de completar um ano neste e nos próximos meses pode levar um susto com o reajuste, já que os proprietários têm o pleno direito de aplicar todos os 32% do IGP-M. Para um aluguel de R$ 2.000, por exemplo, é um aumento de R$ 640.
A indicação unânime dos especialistas, nesses casos, tem sido negociar: com o desemprego alto e a renda parada, esvaziar o imóvel e procurar um inquilino novo está saindo mais caro do que negociar um aumento mais em conta com o atual, e é o que muita gente está fazendo.
Além disso, com a explosão inédita do IGP-M, que é muito influenciado pelo dólar e pelo preço de produtos exportados como milho, soja e minério de ferro, muitos economistas, advogados e imobiliárias já começam a questionar o uso do índice como a principal referência nos contratos.
IGP-M não é obrigatório
A indicação é que, na hora de fazer um contrato novo ou renegociar o atual, seja considerado o uso de outros indexadores para a correção anual do aluguel, como o IPCA ou o INPC, outro índice de preços do IBGE também voltado para o consumidor (o INPC hoje está em 7% em 12 meses).
O uso do IGP-M nunca foi obrigatório. Um dos índices mais antigos do país (ele é calculado pela FGV desde os anos 1940), o IGP-M é usado há décadas em praticamente todos os contratos de aluguéis por pura convenção. A única exigência da lei dos aluguéis (Lei 8.245/1991) é que haja reajustes periódicos no valor cobrado, para preservar o poder de compra dos proprietários, mas a escolha do que será usado para fazer essa correção é livre e pode ser acordada entre as partes.
“O IGP-M nunca foi adequado para nenhum tipo de aluguel, ele não foi construído para isso e nunca foi política da FGV recomendá-lo”, disse ao CNN Business um dos coordenadores do IGP-M na FGV, o economista André Braz.
Discussão já movimenta mercado
A QuintoAndar e a Lello, duas das principais imobiliárias do país, são algumas que anunciaram nos últimos meses a troca do IGP-M pelo IPCA nos seus contratos de locação.
“Quanto mais a gente desjudicializar e negociar os aluguéis de forma alternativa, achando um meio-termo para locador e locatário, melhor para as relações”, disse à época do anúncio a chefe jurídica da Lello, Moira Bossolani. “Isso contribui para que o contrato se prolongue por muito tempo.”
A diferença gritante do IGP-M neste ano em relação ao restante da economia ficou tão incômoda que o Congresso até começou a discutir um projeto de lei que fixa a variação do IPCA como o reajuste máximo permitido aos aluguéis.
A medida tem resistência de uma ala do mercado, já que atingiria diretamente a liberdade de negociação contratual, mas o fato é que a discussão entrou de vez para os holofotes.
A correção pela inflação vale apenas para contratos que já estão em andamento, e é usada para fazer a atualização anual do aluguel. A negociação do valor a cada novo contrato é livre e continuaria assim –proprietários seguem podendo cobrar o que quiserem e inquilinos seguem podendo decidir aceitar ou não.
Qualquer contrato pode também sempre ser revisto a qualquer momento, para, por exemplo, mudar o índice de correção anual. Basta que a mudança seja discutida e acordada entre as partes.
Vou pagar menos se trocar o IGP-M pelo IPCA?
Com o descolamento atual, fica a certeza de que o uso do IGP-M favorece mais os proprietários enquanto o do IPCA ou do INPC, que andam mais ou menos juntos, sai a favor dos inquilino. A impressão, porém, é imprecisa.
Já houve vários anos em que foram o IPCA e o INPC que subiram mais, enquanto, em outros momentos, o IGP-M chegou até a ficar em queda –coisa que é muito mais comum de acontecer com ele, já que é composto por uma dezena de produtos de exportação cotados em dólar e acaba oscilando muito mais, junto com o câmbio. Nesses casos, não existe “reajuste negativo” do aluguel, mas o proprietário sai com aumento zero no ano.
No longo prazo, de acordo com André Braz, da FGV, a tendência é que eles andem mais ou menos juntos, e choques de descolamento como o atual são exceção.
Mais do que a falsa impressão de que sempre serão mais baixos, os índices de inflação ligados ao consumidor, como o IPCA e o INPC, têm uma aderência muito maior à economia doméstica. Como verificam só o preço dos produtos consumidos aqui, tendem a subir mais quando a economia e o consumo também estão em alta. Além disso, são eles também que reajustam os salários dos trabalhadores e benefícios como aposentadorias e pensões, por exemplo.
Isso significa que eles também não estão livres de choques, mas as chances de descolarem da realidade da pessoas --ou seja, subirem quanto a renda estiver caindo-- são bem menores. O IGP-M, por sua vez, carrega também os itens industriais e acaba sofrendo influência do mercado externo, o que o torna mais mais volátil e imprevisível.