Nunca choveu tanto sobre Belo Horizonte em um mês como neste janeiro de 2020. Após outra impressionante tempestade na noite do dia 28 de janeiro, quando ruas da capital mineira voltaram a se transformar em rios, o volume de chuva de janeiro bateu o recorde histórico para um mês, em 110 anos de medições.
Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 28 e 9 horas do dia 29 de janeiro choveu 117,4 mm na estação meteorológica do bairro de Santo Agostinho.
O total de chuva acumulada em janeiro de 2020, em 29 dias, foi de inacreditáveis 932,3 mm, que agora é o novo recorde histórico mensal em 110 anos de medições, desde 1910. O recorde anterior de mês mais chuvoso em Belo Horizonte era o de janeiro de 1985, que teve 850,3 mm registrados em 31 dias.
Quase 58% da chuva do ano em menos de 1 mês
A quantidade de chuva que está sendo observada sobre Belo Horizonte neste janeiro é assustadora. Em apenas 29 dias, a capital mineira recebeu quase 58% da média de chuva normal para um ano inteiro, que é de 1603 mm aproximadamente.
Estamos tendo um evento raro! I O volume de chuva sobre Belo Horizonte neste histórico janeiro de 2020 representa mais chuva do que a média anual para muitos locais do Nordeste.
Previsão para fevereiro
Infelizmente a chuva deste verão sobre Minas Gerais não acabou e ainda deve causar mais transtornos graves ao estado no mês de fevereiro.
O que provocou a chuva extremamente volumosa na semana de 20 a 25 de janeiro de 2020 foi a instabilidade de uma ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - um dos principais sistemas provedores de chuva sobre o Brasil durante o verão.
A previsão é de que a ZCAS volte a se organizar novamente a partir de meados da próxima semana, a partir de 5 de fevereiro. Isto significa que a chuva vai voltar generalizada e forte sobre várias regiões de Minas Gerais e não se pode descartar que a região da Grande Belo Horizonte volte a ter chuva forte e volumosa novamente.
Após este evento, teremos um período com menos chuva, com pancadas de chuva menos frequentes, mas a ZCAS poderá se organizar novamente no fim de fevereiro.
POR: CLIMATEMPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário