Uma forte chuva entre a noite de sexta (20) e a madrugada deste sábado (21) causou prejuízos nas cidades de Itacaré, Itabuna, Ilhéus e Dário Meira, no Sul da Bahia.

Em Itacaré, o acúmulo de água foi registrado em diversos bairros e inclusive na Rua da Pituba, ponto de grande movimentação turística que reúne bares e restaurantes da cidade. Segundo a prefeitura de Itacaré, choveu, em 12 horas, 176 milímetros de chuva. Algumas pessoas perderam móveis e eletrodomésticos, mas há registro de desabrigados. Quem teve maio dano material, preferiu ir para casa de parentes.

Nas cidades de Itabuna e Ilhéus a chuva forte também causou pontos de alagamentos nas ruas. Em apenas um bairro de Itabuna foi registrado 80 milímetros de chuva, conforme informou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). Ainda em Itabuna, lojas que ficam na Avenida Amélia Amado, uma das principais da cidade, foram tomadas pela água da chuva.

Em Ilhéus, apesar das ruas alagadas, não há registro de desabrigados, assim como Itabuna. A Defesa Civil de Ilhéus informou que o esperado para todo o final de semana na cidade é 100 milímetros de chuva. A expectativa é que esse volume seja gradual e não em apenas horas para que não ocorram prejuízos na cidade.

Em Dário Meira a água invadiu as ruas e casas. Segundo a prefeitura, o rio Gongogi, que passa pela cidade, transbordou e causou os alagamentos. Nessa cidade do sul da Bahia, as famílias ficaram desabrigadas e são assistidas pela prefeitura. A gestão municipal não tem detalhes do número de pessoas que precisaram deixar suas casas.

G1-BA