Num movimento para tentar conter o avanço da pandemia, 17 governadores já anunciaram medidas de suspensão do ponto facultativo durante o Carnaval. Com isso, nos dias previstos para a festa, será dia normal de trabalho.
De acordo com levantamento feito pelo Fórum de Governadores, os seguintes estados tomaram a decisão: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.
Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador da temática da vacina no Fórum Nacional de Governadores e presidente do Consórcio Nordeste, as medidas estão sendo tomadas para frear a disseminação do vírus.
“Acredito que teremos bons resultados em todas as regiões do Brasil”, diz Dias.
Diversas cidades também anunciaram a decisão. Caso de Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, entre outras capitais.
A Frente Nacional de Prefeitos (FPA), inclusive, recomendou o corte do ponto facultativo. A medida seria um “incentivo ao isolamento social e à redução de aglomerações”, segundo nota da entidade.
Jonas Donizette, presidente da FPA, lembra que não se trata de um feriado, mas de ponto facultativo. A ideia é que a suspensão da folga no período ajude a conter a proliferação da Covid-19.
A preocupação com o avanço da pandemia vem se sobrepondo ao temor do efeito econômico que o cancelamento das festividades provocará. Em 2020, por exemplo, a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi de que o feriado do carnaval ajudou a movimentar R$ 8 bilhões na economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário