A infectologista e diretora-geral do Instituto Couto Maia, em Salvador, Ceuci Nunes, fala sobre a importância da vacina contra a Covid-19. Quanto à infecção da primeira profissional de saúde na Bahia que tomou a vacina, a enfermeira Maria Angélica de Carvalho, de 53 anos, que trabalha no Couto Maia, Ceuci disse que algumas pessoas já vão ter a proteção após a primeira dose, porém isto pode não ser suficiente.

OUÇA NO PLAY ABAIXO:

Ceuci Nunes ainda esclarece que para ocorrer a imunização a pessoa precisa receber as duas doses da vacina e respeitar a “janela imunológica”, como é chamado o período que o organismo precisa para reagir ao imunizante, produzindo os anticorpos contra a doença. De acordo com Ceuci, no caso da vacina contra a Covid-19, se está considerando uma janela de cerca de 20 dias.

Maria Angélica foi vacinada com a Coronavac, vacina com eficácia geral de 50,38%, o que significa que no grupo de pessoas testadas, metade não contraiu a doença. Entre aqueles que tiveram o coronavírus, 78% foram casos leves e dentro do grupo que desenvolveu a doença, ninguém ficou em estado grave ou faleceu.

Segundo a infectologista, quando estiver com a saúde restabelecida, Maria Angélica poderá tomar a segunda dose, mesmo após o prazo estipulado de até um mês para receber a dose de reforço. Com esse caso, ela ressalta a importância da vacinação junto à manutenção das medidas de proteção e distanciamento até que 60% ou 70% da população esteja imunizada.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias