O Rio de Janeiro lidera, em números absolutos, o ranking dos estados com a maior quantidade de policiais civis e militares mortos em decorrência da Covid-19. Ao longo de 2020, 65 agentes perderam a vida por causa do coronavírus.
Em segundo lugar vem o Pará (53), depois o Amazonas (50), seguidos por São Paulo (48) e Bahia (33). Em todo o Brasil, apenas no ano passado, 472 policiais morreram devido ao vírus. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O levantamento leva em consideração apenas as polícias estaduais: militares e civis. No Rio, das 65 mortes contabilizadas, 50 foram de PMs e 15 de agentes da Polícia Civil. Quando as categorias são desmembradas, o Rio de Janeiro segue em primeiro com relação ao número de policiais militares mortos, mas aparece na quarto lugar entre os policiais civis, atrás de São Paulo (19), Pará (20) e Amazonas (24). Em relação à taxa de mortes proporcionais ao efetivo de cada corporação, quem lidera as estatísticas é o Amazonas. Segundo o levantamento, a cada mil policiais, 4,7 morreram por causa do coronavírus do estado da Região Norte. Depois vêm do Piauí, com taxa de quatro mortes por mil policiais, Pará (2,8), Paraíba (1,8) e Goiás (1,4).
Os dados também mostram o total de policiais que precisaram ser afastados em decorrência da Covid-19. Neste quesito, em números absolutos, é o estado de São Paulo quem lidera, com 29.093 agentes que tiveram licença médica em consequência da doença. Em segundo lugar aparece o estado do Rio, que teve 18.142 policiais afastados ao longo do ano passado.
Em todo o país, 130.946 agentes foram afastados de suas funções por causa da Covid-19. Deste total, 87,3% eram policiais militares.
Estados com os menores indicadores
Tocantins, Sergipe e Roraima foram os estados que menos tiveram mortes de policiais em consequência da Covid-19. Cada um registrou duas mortes ao longo de 2020.
O Acre, que contabilizou uma morte de um policial civil, não informou a quantidade de policiais militares que perderam a vida e, por isso, não é possível precisar o total de policiais mortos devido pelo vírus.
Os estados com menores números de afastamento de agentes de segurança por Covid-19 em 2020 foram Amapá (344), Rio Grande do Norte (385), Roraima (494), Amazonas (704) e Acre (808).
Para chegar a esses números, o FBSP utilizou dados das Secretarias de Estado de Segurança Pública e/ou Defesa Social; Polícias Civis e Polícias Militares.
CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário