Com o objetivo de instruir, conscientizar e capacitar os profissionais quanto as atividades voltadas para o salvamento aquático conforme preconizam as normas regulamentadoras e técnicas, visando garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos durante os procedimentos, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Ilhéus participou, nesta semana, de mais uma etapa do Curso de Salvamento Aquático promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Nesta etapa, as atividades foram realizadas na praia da Concha em Itacaré. O curso tem a duração de um mês e as etapas estão acontecendo em diversas cidades da região.
Durante o curso, os militares receberam instruções sobre salvamento aquático, mergulho livre, hidrografia e atendimento pré-hospitalar (APH), além da prática de natação e corrida, permitindo diversificar o treinamento, além de melhorar o condicionamento físico.
“O nosso curso exigiu da equipe inteligência, condicionamento físico e resiliência, por meio de atividades como técnica de mergulho básico, resgate em águas rápidas e atendimento pré-hospitalar do afogado. Podemos assim dizer que os nossos militares estão qualificados para trabalhar juntamente com os salva-vidas no veraneio daqui de Itacaré”, explicou o Tenente Coronel Penna.
Os formandos agora estão preparados para atividades de alta complexidade, como mergulho, salvamento aquático, resgate vertical, entre outras especializações. Estão aptos também para fazer a proteção e salvamento de banhistas, bem como dar os primeiros socorros em situações de afogamento, auxiliar o bombeiro em outras emergências, atuar em atividades de prevenção e informação sobre riscos de afogamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário