A chuva extrema que atingiu o Rio Grande do Sul entre a segunda-feira e esta terça causaram destruição em dezenas de municípios gaúchos. Há registro, até o momento, o registro de cinco mortes em razão dos temporais. Conforme a Defesa Civil do RS, há 18 pessoas desaparecidas.
Duas mortes ocorreram em Paverama, no Vale do Taquari. As vítimas eram dois ocupantes de um carro Volkswagen Gol e tinham 69 e 61 anos de idade. O veículo estava passando sobre uma ponte submersa quando não conseguiu vencer a força da água.Além dessas mortes estão sendo contabilizados um óbito em Pantano Grande devido a um choque elétrico. Também foram registrados óbitos em Encantado e Santa Maria.
Entre os desaparecidos, há oito em Candelária, no Vale do Rio Pardo, seis em Encantado e quatro em Roca Sales, ambos municípios do Vale do Taquari.
Boletins da Defesa Civil
Diante da situação de crise, o governo do Estado começou a publicar boletins com dados sobre a situação dos municípios. O órgão publicará os dados enquanto durar a emergência causada pelas chuvas.
As publicações irão ocorrer duas vezes ao dia, às 9h e às 18h. As atualizações estarão disponíveis nos sites do governo e da Defesa Civil.
Confira as informações do boletim das 18h de terça-feira (30)
- Municípios Afetados: 77
- Pessoas em Abrigos: 198
- Desalojados: 95
- Afetados: 3742
- Feridos: 6
- Óbitos: 5 – Paverama (2), Pantano Grande (1), Encantado (1), Santa Maria (1)
- Óbitos em investigação: 0
- Desaparecidos: 18 Candelária – 8; Encantado – 6; e Roca Sales – 4
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário