A chuva chegou na Bahia na tarde de terça-feira (19), e municípios registraram raios, trovoadas e até chuva de granizo nas últimas horas. De acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Ilhéus registrou os maiores acumulados de chuva no período. Até o momento são 184,8 mm, uma quantidade referente a um mês inteiro.
O município é seguido por Camamu (94,6), Guaratinga (83,8), Itabuna (82,2), Lamarão (66,4), Santa Cruz Cabrália (63,4mm), Itagimirim (58,6), Porto Seguro (53,5), Camacan (34,8mm) e Juazeiro (29,4), entre as cidades que mais choveram em 24 horas.
Em Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia, foi registrado chuva de granizo. Moradores da região se assustaram com a situação. Veja abaixo:
Em nota, a prefeitura informou que não há ocorrências relacionadas ao fenômeno e mantém o compromisso com segurança e o bem-estar da população.
Ainda na tarde de terça (19), a cidade de Laje, no Recôncavo baiano, também registrou chuva de granizo. Em Ipiaú, os ventos destruíram o teto de estabelecimento e danificou estruturas.
A chuva de granizo é resultado de uma frente fria que atinge todo o litoral sul. Segundo informações de Thaic Carvalho, colunista do iBahia, o fenômeno formou um canal que está espalhando umidade para todo o estado. Em alguns momentos, os temporais vêm acompanhados de raios, trovões e rajadas de vento.
Em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, além da chuva e do frio, os moradores também se assustaram com a quantidade raios e relâmpagos, causando estrondos no céu. Assista:
Salvador
Em Salvador, apesar de não ter registro de chuva forte, a velocidade dos ventos, mar agitado, raios e trovões chamaram atenção de quem passou pela orla da Ribeira.
Em imagens feitas por moradores, é possível ver que diversos cacos de plantas foram derrubados devido a força do vento. Além disso, as ondas do mar agitado invadiram o passeio. Veja:
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as maiores rajadas de vento foram registradas na estação da Base Naval, com 48,6km/h
Segundo Thaic Carvalho, em conversa com o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, o motivo disso acontecer é consequência do VCAN. Conhecido como Vórtice Ciclônico de Alto Nível ele provoca chuva nas bordas. No centro dele, onde Salvador está localizada, não chove tanto.
Apesar de não ter registro de grande volume de chuva para Salvador, ainda há previsão de 60% para esta quarta. A mínima é de 24°C e a máxima de 30°C.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já emitiu um alerta para a instabilidade do tempo e do riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo a pasta, a temperatura ficará com mínima de 25ºC e máxima de 29ºC. Já os ventos chegarão a 30 km/h. A incidência de chuvas será de 90%, ou seja, chuvas a qualquer hora do dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também emitiu alerta a população sobre o chegada das chuvas. A entidade comunica que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário