Considerando o calendário baiano e soteropolitano, haverão 15 feriados oficiais em todo o ano, excluindo os dias de Carnaval – que tradicionalmente já pautam o verão baiano. O BN organizou um calendário incluindo todas as datas importantes para você se planejar.
Este ano, além do Carnaval baiano que possui seis dias de festa (sem contar o pré-Carnaval), os baianos aproveitarão dois “super feriados”. As datas são as seguintes: A Sexta-feira Santa e o Tiradentes, nos dias 18 de abril e 21 de abril, respectivamente; e o Corpus Christi e o São João, nos dias 19 de junho e 24 de junho, respectivamente.
Confira:
– 1º de janeiro (quarta-feira) – Confraternização Universal (Ano Novo)
Desde 1949, é celebrado no dia 1° de janeiro a Confraternização Universal, marcando o início do ano. A véspera, conhecida como Reveillón, não consta no calendário oficial mas tende a ser considerada ponto facultativo.
– 4 de março (terça-feira) – Carnaval
Segundo o calendário oficial, o Carnaval é comemorado 40 dias antes do Domingo de Ramos, que é a terça-feira de Carnaval. A prática na Bahia considera, por sua vez, a quinta-feira anterior à data oficial, onde as chaves da cidade são entregues ao Rei Momo, dando início a festa profana.
– 18 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa
A Sexta-feira Santa é um feriado nacional cristão que marca a morte de Jesus Cristo, e antecede a Páscoa, que celebra a ressurreição do mesmo.
– 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes
O feriado nacional e histórico de Tiradentes relembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, célebre mártir da Inconfidência Mineira, uma revolução popular no século XVIII contra a execução da derrama – cobrança de um imposto abusivo cobrado pela Coroa Portuguesa – e o domínio português no Brasil.
– 1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalho
No dia 1° de maio é comemorado internacionalmente o Dia do Trabalho e o Dia do Trabalhador. A data remonta a uma revolução trabalhista norte-americana protagonizada por trabalhadores em Chicago em 1º de maio de 1886.
– 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
O Corpus Christi é um feriado catolico nacional que comemora a Eucaristia, rito que aproxima o “corpo de Cristo” dos fiéis. No Brasil, a comemoração se popularizou no século XX e é comemorada com procissões e festas religiosas.
– 24 de junho (terça-feira) – São João
Nacionalmente, o São João não é um feriado no Brasil, mas na Bahia, assim como outros estados do Nordeste, a comemoração regional é uma das mais importantes do ano e é comemorada especialmente nas pequenas cidades.
– 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
A independência do Brasil é comemorada nacionalmente desde 1946 e marca o fim do domínio português sobre o país.
– 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
O feriado de Nossa Senhora Aparecida é celebrado nacionalmente no dia 12 de outubro e é popularmente conhecido como “Dia das Crianças”.
– 2 de novembro (domingo) – Finados
O Dia de Finados é um feriado nacional dedicado à memória dos entes falecidos, e é popularmente marcada por visitas a cemitérios e igrejas em todo o Brasil.
– 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
No dia 15 de novembro é comemorada a Proclamação da República do Brasil, com o final da monarquia e deposição do imperador Dom Pedro II em 1889, por grupos militares.
– 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
Desde 2024, o Dia da Consciência Negra se tornou feriado nacional em todo o Brasil. Comemorado no dia 20 de novembro a data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, um homem negro escravizado que viveu no século XVII. Zumbi ficou conhecido por ser o líder do maior quilombo registrado na história do Brasil Colônia, o Quilombo dos Palmares.
08 de dezembro (segunda-feira) – Nossa Senhora da Conceição da Praia
O dia 08 de dezembro é marcado por ser o dia em que baianos dedicam homenagens e celebram Nossa Senhora da Conceição da Praia, a padroeira do estado. O feriado é municipal.
25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
O natal é a última celebração Cristã do ano e é mundialmente reconhecido pelo nascimento de Jesus Cristo.
Lembrando que ainda tem os feriados municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário