Foto: Reprodução/Redes sociais |
Quatro ovelhas e três galinhas foram encontradas mortas após um ataque na madrugada desta segunda-feira (30) em uma propriedade rural de Santaluz. O local pertence a Vaninho Mototáxi, figura conhecida na região.
O filho dele, Givanildo, gravou um vídeo mostrando os estragos causados pelo ataque e lamentou a situação enfrentada pelos moradores da zona rural. “A situação do povo já é precária com uma seca dessa. Ainda tem muita gente que cria animal e larga solto para acontecer essas coisas”, desabafou.
Ataques de cães têm se tornado frequentes na zona rural e trazem prejuízos cada vez maiores para os produtores. Além dos danos financeiros, muitos relatam que os incidentes têm desestimulado a criação de animais, uma atividade essencial para a economia local. Alguns criadores já desistiram de manter rebanhos por não conseguirem proteger os animais de novos ataques.
Em 2023, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para debater o problema e buscar alternativas. No entanto, produtores reclamam que a ausência de políticas públicas efetivas e de ações para conscientizar sobre a responsabilidade no manejo de cães soltos continua deixando a questão sem solução.
Fonte: Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário