Em nota, o Ministério de Minas de Energia afirma que “as condições dos reservatórios são favoráveis, evoluindo dentro da normalidade”, com um cenário mais favorável do que o do ano passado. Ainda assim, a pasta monitora o assunto para embasar a decisão final do governo federal sobre o assunto.

O horário de verão foi extinto em 2019, durante o primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na época, o entendimento foi de que a medida não resultaria em economias significativas no consumo de energia elétrica.

Confira a íntegra da nota do ministério

“Em relação à sua demanda, o Ministério de Minas e Energia (MME) informa que o tema é permanentemente avaliado pela Pasta. A análise de 2025 busca avaliar os resultados dos estudos prospectivos ligados ao atendimento do pico de demanda de energia, para suprir a carga de forma coordenada, considerando o comportamento da geração não despachável das usinas solares e fotovoltaicas.

As condições dos reservatórios são favoráveis, evoluindo dentro da normalidade ao longo do período seco, deixando o Sistema Interligado Nacional (SIN) em situação melhor que no ano passado. Estudos até fevereiro de 2026 confirmam o pleno atendimento de energia, conforme foi destacado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizada na última quarta-feira (10/09). Mais detalhes em https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/silveira-destaca-em-reuniao-do-cmse-a-interligacao-de-roraima-ao-sistema-interligado-nacional

O CMSE segue monitorando o sistema elétrico, subsidiando as autoridades com informações atualizadas para fins da decisão mais adequada.”