
Eunápolis: O tráfego na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, deve ser ampliado nos próximos dias para veículos de médio porte, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Desde maio, a travessia está limitada a carros e utilitários de até cinco toneladas, por causa de danos estruturais que levaram à interdição parcial da BR-101. A nova liberação deve ocorrer após vistoria do DNIT e reduzir o impacto do desvio de mais de 70 quilômetros que vem afetando motoristas e moradores da região.
Desde maio, motoristas enfrentam um desvio de mais de 70 quilômetros, grande parte em estrada de terra, o que tem causado desgaste e aumento no tempo de viagem. De acordo com Rui Costa, o governo federal adotou uma ação dupla: reforçar a estrutura existente e construir uma nova ponte ao lado da atual, com investimento de R$ 104 milhões.
Segundo o ministro, o reforço está em fase final e deve permitir o retorno ônibus e caminhões de menor porte. A medida reduzirá o tráfego no desvio e aliviará os transtornos vividos por moradores e condutores. A liberação ocorrerá após vistoria técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
DNIT RECONHECE ATRASO NO INÍCIO DAS OBRAS
Apesar da previsão otimista, o DNIT reconheceu que as obras de reabilitação da ponte antiga começaram apenas em 16 de outubro, com prazo de quatro meses para conclusão, o que indica término em fevereiro de 2026. O órgão informou ainda que os projetos técnicos da nova ponte estão em análise em Brasília, e por isso a construção ainda não começou.

Segundo o documento oficial de consulta, a empresa Rivoli Construtora Ltda é a responsável tanto pela reabilitação quanto pela futura obra da nova ponte.
Rui Costa não detalhou a data exata para a liberação parcial, mas indicou que o tráfego deve ser restabelecido antes do fim do ano. Ele destacou que o investimento representa uma solução definitiva para a região, ao garantir mais segurança e fluidez na BR-101, uma das principais ligações entre o Nordeste e o Sudeste.
Fonte: Radarnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário