A Nasa (Agência Espacial Americana) divulgou uma nova imagem feita pelo telescópio Hubble nesta segunda-feira. Nela, aparece algo semelhante a um girino azul brilhante, que nada através da penumbra do espaço.
Conhecido como IRAS 20324+4057, mas apelidado de “o Girino”, este aglomerado de gás e poeira deu origem a um corpo luminoso, uma “protoestrela” - que é um dos primeiros passos na constituição de uma estrela. Na verdade, existem várias protoestrelas na “cabeça” do “girino”, mas a amarela brilhante que pode ser vista na imagem é a mais luminosa e massiva. Por isso, quando esta protoestrela conseguir juntar massa suficiente de seus arredores, ela eventualmente irá emergir como uma estrela jovem.
O intenso brilho azul visto na figura é causado por estrelas próximas que disparam radiação ultravioleta no IRAS 20324+4057, que também esculpe a cauda do “girino” em uma forma longa e ondulada .
No total, este aglomerado abrange cerca de um ano-luz da cabeça à cauda de ponta porosa e contém gás que pesa quase quatro vezes a massa do Sol.
BAND
Nenhum comentário:
Postar um comentário