Teixeira de Freitas está sendo mais uma cidade do extremo sul baiano a sofrer com a invasão de mariposas brancas. O Sulbahianews percorreu as ruas da cidade nesta terça-feira, 15 de setembro, e registrou alguns dos impactos dessa praga.
Na Avenida Getúlio Vargas foi possível observar que as mariposas ocupam as árvores, postes de luz e paredes de alguns comércios. As mariposas também invadiram o Centro de Esportes e Lazer Liomar Mota da Silva, que foi obrigado a cancelar as atividades na piscina por conta da sujeira.
De acordo com Vilson Campos, coordenador do Centro, foram canceladas as aulas de natação por motivos de segurança, isso por que as mariposas soltam um pó branco dentro da piscina que pode prejudicar a saúde das pessoas.
Foto João Pereira
Ele fala que todas as noites grande quantidade das mariposas se concentram no Centro, por conta da luminosidade. Vilson disse ainda que irá jogar um remédio para combater, um lagarticida, “se amanhã continuar não terá condições de ter aula novamente”.
Ele ainda diz que há três meses houve um surto de mariposas e foi realizado um combate diretamente nas larvas que elas soltam, colocando veneno, mas nos últimos dias elas voltaram.
Elodir Denadal, proprietário de restaurante na BR 101, dentro de Teixeira de Freitas, disse que essas mariposas apareceram em um número maior há uns cinco dias, e tem atrapalhado os trabalhos no restaurante, durante a noite, o número de insetos ainda é maior. “O mau cheiro incomoda a todos que querem se alimentar e não há nada que os trabalhadores façam que suma com elas”, disse Elodir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário