De um extremo a outro, Nelita (Bárbara Paz), da novela “A regra do jogo” (TV Globo), transita entre períodos de euforia e outros de depressão. Assim como a personagem, cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sofrem de algum grau de transtorno bipolar, segundo estimativas da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB). Quando mais cedo a doença for diagnosticada, melhor é a evolução do tratamento, que permite à pessoa levar a vida sem comprometimento dos relacionamentos pessoais e da profissão.
De acordo com o psiquiatra Rodrigo Pessanha de Castro, o transtorno bipolar se caracteriza pela alternância de fases de exaltação (conhecidas como mania) e de depressão, que podem ser intercaladas por períodos de normalidade.
Aceleração do curso do pensamento e da linguagem, agitação psicomotora, desinibição e comportamentos socialmente inapropriados são sintomas da mania. Na depressão, há predominância de rebaixamento do humor, redução do ânimo e iniciativa e ideias recorrentes de autodesvalorização e ruína pessoal.
— São fases que duram bastante. O paciente não experimenta as duas sensações no mesmo dia, como se pensa popularmente — explica o médico, mestre em Psiquiatria pela UFRJ.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/transtorno-bipolar-abordado-em-regra-do-jogo-atinge-ate-15-milhoes-de-brasileiros-17623167.html#ixzz3n7izmpuM
Nenhum comentário:
Postar um comentário