A partir do dia 6 de julho, os planos de saúde serão obrigados a cobrir três testes para diagnóstico do vírus zika. A resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS), que regulamenta a cobertura obrigatória e a utilização de testes para diagnóstico de infecção pelo vírus, foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.
Passam a fazer parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – de cobertura obrigatória pelos planos – os seguintes testes: PCR, para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.
Os exames serão de cobertura obrigatória somente para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo zika. Esses são considerados grupos prioritários para detecção do vírus por causa de sua associação com o risco de microcefalia em crianças. VEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário