O ano de 2020 começou fazendo vítimas fatais na região de Guapé, em Mina Gerais, por causa de uma “cabeça d´água”. As pessoas estavam em uma cachoeira, um dos principais atrativos turísticos da região, e foram surpreendidas pela enorme quantidade de água. Em Guapimirim, na Baixada Fluminense, também ocorreu este fenômeno, mas as pessoas que estavam em uma cachoeira foram resgatadas a tempo e se salvaram.
Os dois casos ganharam grande repercussão na mídia e levantaram a necessidade de aumentar os avisos sobre os cuidados que se deve ter para se divertir em cachoeiras e em rios.
Nas muitas notícias veiculadas sobre estes acidentes aparecerem os termos “cabeça d´água” e "tromba d´água”, algumas vezes usados até como sinônimos.
Os dois fenômenos são tecnicamente muito diferentes, têm efeitos distintos e não podem ser usados como sinônimos.
Saiba o que são a cabeça d´água e a tromba d´água e os efeitos de cada um destes fenômenos.
O que é uma tromba d´água?
A tromba d'água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d'água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d´água pode se formar sobre um rio, mar, um lago ou no oceano. O formato é muito parecido com o de um tornado (nuvem funil que toca o solo, mas se forma sobre a terra) e muitas pessoas confundem os dois fenômenos.
A tromba d´água pode ser do tipo não tornádica como explica a meteorologista Bianca Lobo: “Este tipo de fenômeno se desenvolve na superfície da água em direção à nuvem, ou seja, debaixo para cima". Já o tipo tornádico tem a formação igual a de um tornado e recebe o nome tromba d'água, por se formar sobre água, como em lagoas, rios e mar".
Trombas d'água podem provocar danos pontuais onde ocorrem, como por exemplo, em embarcações. Causam ventos moderados a fortes e levantam uma coluna de água do mar.
A foto é de uma tromba d´ água que se formou sobre o mar na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, em 2 de março de 2013. Repare que o “funil” sai da base de uma nuvem espessa.
Foto de Rafaelle de Santis, Florianópolis (SC):
tromba d´água em 2/3/2013 na praia de Canasvieiras
O que é uma cabeça d´água?
O que chamamos de cabeça d'água é uma grande quantidade de água que surge repentinamente avançando por um rio ou e descendo sobre uma cachoeira. O grande volume de água surge de forma muito rápida e faz o nível do rio subir muito e de forma súbita. Na cachoeira, o volume de água aumenta muito rapidamente tornando-se extremamente perigoso, pois a força da massa de água causa um grande arrastão, deslocando pedras, vegetação e o outros objetos.
A cabeça d´água pode ocorrer quando uma chuva muito forte cai sobre a cabeceira de um rio. É um fenômeno extremamente traiçoeiro, pois pode ocorrer mesmo sem ter chovido forte no local atingindo pela massa de água de uma cabeça d´água.
A cabeça d´água pode ocorrer em um lugar mesmo sem estar chovendo na mesma hora neste lugar, ou mesmo sem ter chovido horas antes.
Dica de segurança
O alerta geral é: se a pessoa estiver em um rio ou cachoeira e a correnteza aumentar rapidamente, ou o volume da queda d'água começar a aumentar repentinamente, saia imediatamente da água, pois a massa de água da cabeça d´água chega muito rapidamente.
Confira as dicas de segurança para curtir uma cachoeira
Dicas de segurança para entrar em cachoeiras
CLIMATEMPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário