Idealizado e coordenado pela Superintendência de Prevenção a Violência (Sprev) da Secretaria da Segurança Pública, o projeto Caravana da Saúde, que na última quarta-feira de cada mês visitará uma unidade das polícias Militar, Civil, ou Técnica, levando palestras educativas com o objetivo de prevenir doenças mais comuns entre policiais. Nessa primeira edição uma turma de alunos do curso de formação da PM, lotados no Esquadrão de Polícia Montada, aprendeu sobre como evitar doenças osteomusculares.
A fisioterapeuta e especialista em saúde pública, Nanci Loula, palestrou para o grupo e explicou que policiais e médicos são as duas profissões com maior índice de doenças osteomusculares. “Toda alteração postural, ou a famosa dor de coluna, prejudica o desempenho no trabalho e podem se tornar problemas mais graves se não forem diagnosticadas”, informou Loula. Acrescentou que as doenças osteomusculares são percebidas num curto prazo e que a prevenção é o ideal. “Alongamentos, alimentação saudável e exercícios físicos regulares são essenciais para evitar distúrbios dessa natureza”, recomendou a fisioterapeuta.
O coordenador de Estudos e Atenção às Drogas da Sprev, major PM Elsimar Leão, reafirmou a preocupação da SSP com a saúde física e mental do policial e que essas ações fazem parte do projeto de Valorização do Servidor, contemplado no programa Pacto Pela Vida.
SSP BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário