Uma reportagem da rede norte-americana CNN (confira o vídeo), veiculada na sexta-feira (20), apresenta Salvador como a "capital dos assassinatos do Brasil".
A matéria destaca que a cidade baiana será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e inicia com imagens de aspectos culturais como o bolinho de acarajé, a capoeira e pontos turísticos como a praia da Barra. Na sequência, apresenta uma abordagem policial dentro de um ônibus, onde os passageiros homens são separados das mulheres e revistados na busca por armas e drogas.
Moradores foram entrevistados e citaram a falta de segurança, junto ao temor por conta de crimes ligados ao tráfico de drogas, como os principais problemas da cidade. As dificuldades de transporte também são lembradas, com destaque para o metrô, há 13 anos em obras e ainda não lançado.A jornalista que assina a reportagem, Shasta Darlington, chama de "lado negro" a violência crescente na capital, um lado diferente do carnaval alegre e "barulhento".
O prefeito de Salvador, ACM Neto, em entrevista à rede, diz que o número de crimes está começando a cair devido a ações do governo. Para o alcáide, a criminalidade está concentrada nas favelas.
"Estes problemas afetam os turistas? Eles acontecem em lugares onde os turistas vão? Não", disse o gestor à CNN. O prefeito também falou que o balanço da realização da Copa no Brasil "terá um saldo positivo, pois irá permitir que se enxergue um outro Brasil que não é visto normalmente.
IBAHIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário