Em função da estiagem prolongada, cinco municípios baianos decretaram situação de emergência. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, foram publicados no Diário Oficial desta sexta-feira (03).
Os municípios de Ilhéus, Barra do Choça Campo Formoso, Feira da Mata e Rio de Contas sofrem com a escassez de chuvas e com isso, a população fica sem água o suficiente para as culturas agrícolas, principalmente milho e feijão. A estiagem prolongada é um dos desastres de maior ocorrência na Bahia, de acordo com o governo. Atualmente, 147 municípios baianos estão em situação de emergência, num total de 1,7 milhões de pessoas afetadas.
A partir do decreto de situação de emergência municipal, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil – Sudec, envia técnicos “in loco”, para fazer o acompanhamento e vistoria dos danos e prejuízos causados pelo desastre. O coordenador de defesa civil do municipio é orientado também acerca do preenchimento correto do Formulário de informação de desastre – Fide, pois este é um dos problemas corriqueiros que atrasam o reconhecimento federal e a homologação estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário