COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Especialista lista o que fazer se deixou para declarar o IR na última hora; veja

 Segunda-feira (31) é o último dia para enviar a declarar o Imposto de Renda de 2021. O envio das informações para a Receita Federal deve ser feito até as 23h59. Em entrevista à CNN, o diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, dá dicas do que o contribuinte deve fazer se deixou para declarar na última hora.

"Para aquele contribuinte que ainda não começou [a declaração] e vai fazer, a primeira coisa é pegar a última declaração do Imposto de Renda", diz o especialista. Segundo ele, é preciso fazer uma lista de documentos necessários para a declaração, pegar esses documentos e escolher a melhor forma de prestar as contas com o Leão, seja via programa ou declaração online.

Depois que preencher e entregar a declaração, o especialista recomenda que o contribuinte continue acompanhando o andamento para fiscalizar se serão apontados alguns problemas.

"Caso a declaração não tenha nenhum tipo de erro e, de fato, alguma outra parte deixou de lançar a informação, o contribuinte deve esperar até 30 de setembro." Esta é a data de pagamento do último lote de restituição do IR. A partir daí, será possível fazer um procedimento de malha fiscal. "Você vai juntar toda a sua documentação de forma eletrônica para comprovar que sua declaração, que ficou retida, está com os dados corretos.”

O erro também pode acontecer por parte do contribuinte. Segundo o especialista, deixar de declarar rendimentos de dependentes ou informes de serviços prestados estão entre as principais causas que fazem o cidadão cair na malha fina.

“A pessoa física, ao fazer a sua declaração de Imposto de Renda, acaba esquecendo de informar fontes de renda, por exemplo, de um serviço que prestou para alguma empresa durante o ano. Ou não inclui um vínculo trabalhista curto, já que acabou passando pela empresa rapidamente. Também é muito comum que o contribuinte não lembre dos rendimentos dos dependentes", listou o especialista.

Diretor da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos
Diretor da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos (30-05-2021)
Foto: Reprodução / CNN

Domingos afirmu também que, muitas vezes, o contribuinte esquece de anexar despesas que poderiam ser deduzidas, como, por exemplo, recibos médicos, odontológicos, hospitalares, de educação e instrução e de previdência privada do tipo PGBL. Ele chama a atenção para a pensão alimentícia que raramente entra nas declarações. 

“Pensão alimentícia é um ponto que muitos contribuintes não sabem, mas é um rendimento tributável para quem recebe e é dedutível integralmente do Imposto de Renda para quem paga."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA