As empresas de telefonia móvel têm adotado cada vez mais procedimentos de segurança para habilitar uma nova linha pré-paga. No entanto, a ativação já foi muito mais fácil de fazer e, uma vez a linha habilitada nas mãos de uma pessoa mal-intencionada, é possível que seja usada para golpes, spam de mensagens, ou outras ações indevidas.
Se você quer saber se o seu nome está sendo usado sem sua autorização em alguma linha pré-paga, é possível descobrir. Uma iniciativa das empresas do Setor de Telecomunicações permite que os usuários possam, através do CPF, consultar se possuem linhas pré-pagas ativas cadastradas nas prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo. O serviço é gratuito e tem o apoio da Anatel.
Acesse o site www.cadastropre.com.br. Em "consulta", digite o seu CPF. Se houver alguma linha pré-paga ativa, a página exibirá o nome da operadora. O sistema não mostra a quantidade de linhas e nem o número do telefone ativo. As informações das linhas pré-pagas ativas são atualizadas a cada 30 dias. Planos pós-pagos não aparecem e empresas virtuais como os Correios Celular, por exemplo, ficam de fora.
Caso encontre uma operadora que tem uma linha ativa não reconhecida por você com seu CPF, a recomendação é ligar para a empresa de telefonia e pedir o cancelamento imediatamente.
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