Com o objetivo de "aprimorar a própria técnica" médico Luiz Américo de Freitas Sobrinho fez uma cirurgia no próprio abdome e filmou o procedimento, colocando o vídeo na internet em seguida. O Youtube já marca mais de 55 mil visualizações, mas de acordo com o G1, o Conselho Regional de Medicina (CRM) vai abrir uma sindicância para investigar o caso que aconteceu na cidade de Jundiaí, no interior do estado de São Paulo.
Durante o procedimento, Luiz recebeu a ajuda de outras pessoas, mas é ele quem realiza as principais etapas da operação como aplicação da anestesia e a sutura. Na descrição do vídeo ele afirma que fez a autocirurgia para melhorar suas técnicas e "experimentar sem seu próprio corpo o que suas pacientes sentiram, ao longo de três décadas de atividade profissional".
De acordo com o G1, o CRM só aceitaria uma autocirurgia em casos de vida ou morte. O parecer do Conselho de número 103.167, de 2007, julga inapropriado qualquer tipo de ato médico em si. A pena pode ser de apenas uma advertência ou até a cassação do registro profissional.
Apesar do caso ser condenado pelo CRM, muitas pessoas que comentaram o vídeo na internet elogiaram a coragem do Médico, parabenizando Luiz Américo pela autocirurgia. Em resposta a uma crítica, ele disse que não fez a ação apenas para se promover: a cirurgia não foi necessária para provar minha técnica, mas para abrir mais meu coração, apenas ajudou-me a ser mais humano".
Veja abaixo o vídeo (cenas fortes):
Nenhum comentário:
Postar um comentário