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domingo, 7 de julho de 2013

Empresas oferecem cerveja grátis no escritório para descontrair

Na Printi, a tradição é começar a beber após as 19hDurante a entrevista para uma vaga na Printi, uma gráfica que aceita pedidos via internet, Thiago Duarte, 32, foi informado de que teria benefícios comuns como vale refeição e também um inusitado: cerveja à disposição.
Duarte, que foi contratado como analista de planejamento e controle de produção, havia trabalhado por seis anos em uma companhia de impressões tradicional e nunca pode ingerir bebidas alcoólicas no trabalho.

"Estranhei um pouco. Apesar disso não ter sido fundamental para aceitar o trabalho, mostrou que a empresa dá liberdade aos funcionários", lembra.
O caso de Duarte não é único. Empresas no Brasil estão adotando a prática de levar o "happy hour" para dentro do escritório.

Os empresários afirmam que isso faz com que o ambiente de trabalho fique mais descontraído e a equipe mais unida. Mas especialistas dizem que a medida deve ser adotada com precaução, em razão dos riscos do álcool para a saúde.

O alemão Mate Pencz, 26, presidente-executivo da Printi, estudou nos Estados Unidos e trabalhou no Vale do Silício (Califórnia).

"Usar a cerveja como benefício é muito comum lá. Quis trazer isso para cá, como forma de estimular a descontração após um dia todo de foco", afirma.

Funcionários da Cadastra durante o 'Beer o' Clock'A bebida fica disponível em uma geladeira, abastecida também com refrigerante.
Nas empresas, essa liberdade é tratada como um benefício, uma forma de deixar o funcionário mais confortável ou motivado.

Irandy Marcos da Cruz, especialista em carreiras e gestão e professor da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), diz que um dos grandes desafios das companhias hoje é encontrar o melhor estímulo para os empregados.

"Para um jovem trabalhador de uma empresa de tecnologia, uma cesta básica pode não significar nada. Provavelmente ele vai preferir itens lúdicos, que ajudem na sua formação profissional ou promovam bem-estar."

Outro fator fundamental é que esse estímulo seja coerente com os valores da companhia.
"A cerveja só combina com organizações menores, com hierarquias menos rígidas e que envolvam criação. Mas vale ressaltar que o funcionário vai ser cobrado do mesmo jeito", afirma Cruz.
FOLHA DE SÃO PAULO

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