O Instituto Ibope Media realizou um estudo no primeiro trimestre deste ano para levantar o alcance que o rádio tem nas principais regiões metropolitanas do país. A pesquisa apontou que o meio continua com presença expressiva em todo o Brasil, alcançando índices equivalentes aos de populações de países como Espanha, Argentina ou Canadá.
A pesquisa realizada pelo Ibope Media, entre janeiro e março deste ano, revelou que o alcance do rádio (quantidade de pessoas que foram expostas ao meio) nas 13 principais regiões metropolitanas atingiu quase 52 milhões de brasileiros, ou 89% da área pesquisada. O levantamento foi feito nas áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, Campinas e Vitória.
A análise feita a partir da pesquisa regular de rádio mostra também que o pico de audiência do rádio ocorre entre 10h e 11h e alcança 64% das pessoas nestas praças, o que equivale a 37 milhões de pessoas. Vale ressaltar que o rádio conta com o chamado “horário nobre” maior que o da TV, que é compreendido entre 19h e 22 h.
Por meio do Target Group Index, outro estudo do IBOPE Media, foi possível apontar o que as pessoas escutam no rádio e 70% dos ouvintes consomem qualquer estilo de programação não musical. Os noticiários locais (50%), nacionais (40%) e de trânsito (35%), bem como os programas religiosos (17%) e esportivos ao vivo (14%), estão entre os gêneros mais ouvidos por esse público.
Também segundo a pesquisa, 91% afirmaram ouvir música quando sintonizam uma rádio. Os gêneros sertanejo (47%), sucesso/as mais pedidas - nacional (37%), MPB (33%) e samba/pagode (32%) são os mais ouvidos entre esse público.
http://biquad.com.br/
A pesquisa realizada pelo Ibope Media, entre janeiro e março deste ano, revelou que o alcance do rádio (quantidade de pessoas que foram expostas ao meio) nas 13 principais regiões metropolitanas atingiu quase 52 milhões de brasileiros, ou 89% da área pesquisada. O levantamento foi feito nas áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, Campinas e Vitória.
A análise feita a partir da pesquisa regular de rádio mostra também que o pico de audiência do rádio ocorre entre 10h e 11h e alcança 64% das pessoas nestas praças, o que equivale a 37 milhões de pessoas. Vale ressaltar que o rádio conta com o chamado “horário nobre” maior que o da TV, que é compreendido entre 19h e 22 h.
Por meio do Target Group Index, outro estudo do IBOPE Media, foi possível apontar o que as pessoas escutam no rádio e 70% dos ouvintes consomem qualquer estilo de programação não musical. Os noticiários locais (50%), nacionais (40%) e de trânsito (35%), bem como os programas religiosos (17%) e esportivos ao vivo (14%), estão entre os gêneros mais ouvidos por esse público.
Também segundo a pesquisa, 91% afirmaram ouvir música quando sintonizam uma rádio. Os gêneros sertanejo (47%), sucesso/as mais pedidas - nacional (37%), MPB (33%) e samba/pagode (32%) são os mais ouvidos entre esse público.
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