COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

POPULAÇÃO DE ILHÉUS TERÁ MUTIRÃO GRATUITO PARA DIAGNÓSTICO DE GLAUCOMA


Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

No próximo dia 5 de dezembro, a população de Ilhéus poderá participar de mutirão com caminhada de conscientização sobre o glaucoma. O grupo partirá às 7h da frente do Cenoe Hospital de Olhos, na Avenida Soares Lopes. O oftalmologista Antônio Nogueira, diretor técnico do Cenoe e coordenador da ação, revela que o mutirão de atendimento para prevenção do glaucoma se prepara para atender centenas de pessoas gratuitamente. “A nossa expectativa é mobilizar toda a sociedade de Ilhéus em prol dessa causa. Teremos uma caminhada de incentivo a hábitos saudáveis e, posteriormente, ações preventivas como aferição da pressão intraocular e análise do fundo do olho”.

O médico alerta que o Glaucoma costuma atingir pessoas com idade superior a 40 anos e é uma das maiores causas de cegueira no Brasil, sendo a segunda maior causa de cegueira irreversível do mundo. Parte da população brasileira possui glaucoma sem saber. Os sintomas costumam aparecer em fase avançada, ocorrendo muitas vezes do paciente não perceber a doença até sofrer uma grande perda do campo visual. Por isso, o exame preventivo é tão importante: “Um diagnóstico precoce é fundamental para detecção do glaucoma e para um tratamento com resultados positivos, evitando a cegueira irreversível”, adverte Antônio Nogueira.

Centro de Referência – Promovido pelo Cenoe Hospital de Olhos, que é um centro de referência em glaucoma no Estado, o Mutirão do Glaucoma é uma ação gratuita realizada através do Cenoe Social, programa que realiza periodicamente mutirões de atendimento oftalmológico na cidade. A iniciativa busca atingir pessoas de idade superior a 40 anos ou com fatores de risco como diabetes, histórico familiar da doença e afrodescendentes.

Antônio esclarece que, em caso de diagnóstico positivo, o paciente será tratado também de maneira gratuita no Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, do SUS (Sistema Único de Saúde), no qual o Cenoe é conveniado e presta assistência. O controle do glaucoma é feito através de colírios. Com a iniciativa do governo Federal, a população consegue ter acesso irrestrito ao tratamento.

Caminhada – O evento de conscientização contra o glaucoma foi idealizado com o intuito de chamar a atenção da população para a necessidade de prevenção. Um carro de som acompanhará o percurso da caminhada, com a animação de um instrutor de treinamento físico. Ao final, os participantes serão recebidos com suco, água e frutas e o instrutor desenvolverá algumas atividades físicas e recreativas. “A partir das 7h da manhã do dia 5, as pessoas poderão ir até o Cenoe pegar sua camisa, participar da caminhada e fazer seu exame”, explica Nogueira.

O objetivo do evento é ajudar as pessoas a detectarem a doença, para tratar de forma preventiva e acompanhar os pacientes com suspeita de glaucoma, através de orientações e a solicitação de exames periódicos. Além disso, pretende estimular a busca por mais qualidade de vida, associando a atividade física com boas práticas de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA