Neste Dia das Mães, 47,5% dos consumidores vão gastar menos no varejo, numa comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta sondagem feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre intenção de compras dos brasileiros.
Entre as principais razões citadas pelos entrevistados para a contenção de gastos estão o desemprego (24,8%), o endividamento (21%) e a necessidade de economizar (16,6%). Outro sinal de que o brasileiro vai comprar presentes mais baratos é que poucos vão recorrer ao crédito: apenas 19,2% pretendem parcelar os presentes no cartão, enquanto 58,7% afirmaram que vão pagar em dinheiro à vista.
O valor médio de cada presente deve ficar em R$ 93,55. A maioria dos entrevistados (54,2%) deve comprar apenas um item e quase um terço (30,9%) pretende entregar dois presentes.
O levantamento mostra que 70,5% dos consumidores sentiram a alta da inflação e têm a impressão de que os produtos estão mais caros em 2016, enquanto 20,5% acreditam que os presentes estão na mesma faixa de preço e apenas 8,9% acham que estão mais baratos em relação ao ano passado. A data é considerada a segunda mais importante do ano para o faturamento e volume de vendas do varejo, atrás apenas do Natal.
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