O norte-americano Rob O'Neill, de 40 anos, fazia parte da tropa de elite da Marinha, o Seal, que matou Osama bin Laden, o terrorista responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Cinco anos após a morte, O'Neill contou ao programa de TV “Fox and Friends” da noite deste domingo os detalhes sobre o episódio.
Ele disse que comia um sanduíche e via televisão em Bagram, no Afeganistão, quando viu na televisão a notícia de que Bin Laden tinha sido morto. O corpo do homem estava numa mesa ao lado para exames de DNA, e ele (O'Neill) era o motivo do terrorista mais famoso do mundo ter morrido, em 1º de maio de 2011. O que a imprensa americana chamou de “O dia em que o reinado de Bin Laden acabou”, e o presidente Obama anunciou que “Justiça foi feita” em cadeia nacional.
O'Neill disse que ele e seus companheiros do Seal Team 6 ainda estavam com os uniformes que usavam na missão quando o presidente Obama anunciou a morte na televisão. “Eu ouvi Obama dizer Osama bin Laden, olhei para Osama bin Laden e pensei: Como o mundo fez eu chegar aqui vindo de Butte, em Montana”, contou O'Neill.
Bin Laden foi morto no Paquistão, e os marinheiros levaram o corpo para o Afeganistão para exames. Rob O'Neill decidiu revelar que ele deu o tiro que matou Bin Laden, em 2014, depois de se encontrar com parentes das vítimas do atentado de 11 de setembro. Segundo o seal, as famílias queriam ouvir a história, mas ele não conseguiu se conter e revelou que quando entrou na sala e Bin Laden estava a um metro “atirou porque ele era uma ameaça”. As famílias teriam ficado satisfeitas porque poderiam acreditar que o terrorista foi morto e ter conforto. “Ajudei eles a terem um encerramento. Eu sou a cara do time que fez aquilo. Especialmente depois de tanto tempo e das teorias de conspiração”, disse neste domingo.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/seal-que-matou-bin-laden-lanchava-ao-lado-do-corpo-quando-mundo-soube-da-morte-rv1-1-19209834.html#ixzz47a2r9662
Nenhum comentário:
Postar um comentário