Vinícius Nunes*Sob supervisão de Henrique Brinco
O período de São João é de muitos festejos na Bahia. Festas, danças, comidas típicas, fogos e brincadeiras são algumas das atrações da época, porém, o cuidado não pode ser deixado de lado. Soltar bombas, fogos de artifício ou até mesmo brincar com as famosas espadas são formas de divertimento que trazem o risco de queimaduras. O Varela Notícias consultou especialistas para saber os cuidados e tratamentos adequados em caso de acidente com explosivos.
Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), somente em 2015, no período entre os dias 20 a 28 de junho, foram 113 pessoas queimadas durante o período junino – sendo que 55 delas foram resultadas de explosão de bomba. Já no período entre os dias 25 e 28, deste mesmo ano, foram 14 casos envolvendo explosões de bomba e 36 casos de queimaduras diversas – sendo 10 desses casos foram por causa da festa de São João.
Para o tratamento de casos mais sérios de queimaduras, ainda de acordo com as informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), é recomendado que a pessoa seja levada para o Hospital Geral do Estado, referência no atendimento destas ocorrências na Bahia.
O Corpo de Bombeiros da Bahia traz alguns cuidados para evitar acidentes durante os festejos:
Em caso de acidentes com queimaduras, os Bombeiros também fazem as suas recomendações de como agir nestas situações:
O especialista em queimaduras do Hapvida, o Dr. Lauro D’ávila Silveira Barreto, afirma que objetos como fogos não devem ficar ao alcance de crianças e que a pessoa que sofrer alguma queimadura deve ser levada para o hospital de imediato, porém, ele fala de alguns procedimentos que devem ser tomados para amenizar a situação da vítima. “Evitar passar qualquer tipo de produto no local, não passar pasta de dente ou borra de café, não lavar (o ferimento) com água gelada, e sim, com água corrente em temperatura ambiente”, afirmou o médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário