IMÓVEIS EM ILHÉUS

IMÓVEIS EM ILHÉUS

JORNAL DO MEIO DIA DA GABRIELA FM

JORNAL DO MEIO DIA DA GABRIELA FM
102,9

REI DAS ESQUADRIAS

REI DAS ESQUADRIAS
AV. ITABUNA. ILHÉUS BA

RESTAURANTE MESTRE CUCA

RESTAURANTE MESTRE CUCA
AGORA COM RODIZIO

domingo, 18 de junho de 2017

Especialista em sono, PRF e PM da Bahia promovem campanha nos pedágios

Acorda Cidade
Especialista em sono, PRF e PM da Bahia promovem campanha nos pedágios O São João está se aproximando e muita gente aproveita para viajar e curtir os festejos no interior. Se a ideia é ir de carro, a preparação para o passeio precisa ir além da revisão do veículo. Se o motorista tem algum distúrbio do sono, como apneia e insônia, ou não dormiu bem no dia anterior à viagem, é preciso ter muito cuidado: uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina e Tráfego aponta que 60% dos acidentes de trânsito são provocados por sono e cansaço. A Academia Brasileira de Neurologia alerta que 86,6% dos motoristas afirmam que já sentiram sono ao dirigir em estradas.

Por conta disso, a especialista em sono Kenya Felicíssimo, Delegada-Brasil da Associação Mundial de Medicina do Sono e professora de Mestrado da UFBA, promove uma campanha de conscientização nos pedágios, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar da Bahia. Ao longo da semana, serão distribuídos panfletos para os motoristas nas cabines, o tema será discutido durante as abordagens policiais e nas redes sociais.

“A qualidade do sono do motorista impacta diretamente na ocorrência de infrações. A privação de sono e alguns distúrbios, como ronco e apneia, provocam sonolência diurna, falta de atenção e alterações de humor. É preciso ficar atento aos sinais que o corpo dá, como bocejar de forma contínua, sentir olhos ou cabeça pesados, não se lembrar por onde acabou de passar”, esclarece Kenya Felicíssimo, que é pioneira em Odontologia do Sono na Bahia.
Ela explica que, assim como o excesso de velocidade, o consumo de álcool e o uso do celular, a sonolência é um comportamento de risco evitável ao volante. Nessas situações, o recomendado é parar em algum lugar, andar um pouco, lavar o rosto, ingerir água e café. “Se o sono persistir, o ideal é procurar um local seguro para descansar. 

Evite dirigir por um período muito longo, ingerir comidas pesadas, bebida alcoólica e o uso de substâncias estimulantes que mascarem o sono”, indica Kenya Felicíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário