COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

domingo, 29 de março de 2020

PANDEMIA - ALUGUEL, O QUÊ FAZER?

Inflação do aluguel' acelera para 2,09% em dezembro e fecha 2019 ...
Diversas pessoas, dentre elas, clientes e Corretores de Imóveis, têm me questionado se é possível suspender o pagamento dos alugueres durante o período de pandemia/calamidade pública. Então, sendo bem direto, não há previsão na Lei de Locações de Imóveis Urbanos – Lei 8.245/1991, que contemple a suspensão do pagamento do aluguel.

Não há dúvidas, porém, de que se o LOCATÁRIO está usando o imóvel do LOCADOR, o pagamento é devido (Art. 23, I, Lei 8245/91). 

Contudo, fica outra questão: se o pagamento ocorrer fora do prazo, serão devidos juros, multa e correção monetária!? No tocante à MORA (demora), o art. 395, do Código Civil, prevê que: “Responde o devedor pelos prejuízos a que sua mora der causa, mais juros, atualização dos valores monetários segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado”. Já no seu artigo 396, estabelece: “Não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora”. 

E o artigo 399, do Código Civil, permite concluir que se a prestação não for cumprida no prazo, em razão de caso fortuito ou força maior, o devedor, neste caso - o Locatário, poderá não ser considerado em “mora”, logo, poderá não ser obrigado ao pagamento de juros, correção monetária e/ou multa. De forma bem simples: MORA é uma DE-MORA injustificada. Ou seja, o “inadimplemento” é, em rigor, alheio à vontade do devedor.    

Já com relação aos lojistas de shopping center, especificamente, a ALSHOP (Associação Brasileiras de Lojistas de Shopping) comunicou que conseguiu a suspensão do pagamento enquanto os shoppings estiverem fechados. Conferir matéria no link: https://www.alshop.com.br/portal/conquistas-importantes-para-os-lojistas-para-o-enfrentamento-da-crise-covid-19/. 

Então, como a situação de calamidade pública atinge a todos, o melhor caminho neste momento deve ser o diálogo entre as partes – LOCADOR e LACATÁRIO, visando uma composição amigável, já que é lícito às partes fixar, de comum acordo, novo valor para o aluguel, bem como inserir ou modificar cláusula de reajuste (art. 18 da Lei 8.245/91). Todavia, deve-se registrar todas as tratativas, por exemplo: via e-mail, visando a comprovação futura do que fora acordado.  

Dr. Wendell Leonardo.
@prof.wendellleonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA